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Calçado português com nova imagem

terça-feira, 8 de setembro de 2009
Calçado  português com nova imagem

A indústria portuguesa de calçado tem, a partir de Setembro, uma nova imagem institucional. Alicerçada no logótipo Portuguese Shoes: Design by the Future, a nova imagem do calçado português é inspirada na iconografia típica portuguesa. Assenta num selo de qualidade e pretende assumir-se como um cunho de sofisticação e inovação permanente.

O sector português de calçado renova a imagem e reitera o compromisso de oferecer calçado de excelência, com o melhor design de sempre. A nova imagem institucional do sector faz uma «ponte» com o passado recente. Com efeito, o novo logótipo assemelha-se à anterior imagem corporativa, substituindo porém a designação “qualidade” por “design”.

Trata-se, assim, de um momento de viragem do sector. O calçado português volta-se para o futuro e aposta, como nunca, nos mercados externos. A nova imagem será agora alvo de uma forte campanha internacional. Essa é, de resto, uma das grandes prioridades para o sector.

Num inquérito recente do Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada da Universidade Católica para a APICCAPS, 70% das empresas de calçado entendia ser fundamental a realização de uma forte campanha internacional de promoção do calçado português. Dando tradução prática a esse desejo, em 2009 e em 2010, mais de 120 empresas portuguesas vão participar em eventos promocionais no exterior, num investimento total de 17 milhões de euros.

A nova imagem do sector estará já em plano de evidência na MICAM, que contará com a presença de mais de 70 expositores portugueses, e este será um momento decisivo para a apresentação da nova imagem.
 
 
Um novo compromisso

“Uma indústria jovem, moderna e voltada para o futuro, que alia a tradição às tecnologias de ponta, o «saber fazer» ao melhor design de sempre. A indústria portuguesa de calçado está em permanente evolução”. É desta forma que o sector se apresenta aos mercados externos. Desde o final de Agosto, 60 mil postais estão a ser distribuídos pelos principais importadores, distribuidores, retalhistas em mais de 30 países. No final de Setembro, um novo mailling, agora com uma lata de graxa, chegará aos clientes do sector de todo o mundo.

No âmbito da campanha de apresentação da nova imagem do calçado português serão publicados dois editoriais de moda em revistas da especialidade. O primeiro, com a colecção Outono/Inverno, será publicado na revista Vogue Acessory que, de Tóquio a Nova Iorque, Pequim a Londres, passando por Moscovo, Paris, Milão ou Madrid terá uma tiragem de 240 000 exemplares. Simultaneamente, na ARS Sutoria serão apresentadas, pela primeira vez, as propostas Primavera/Verão 2010 de onze marcas portuguesas. A nova imagem será, ainda, publicada em mais de uma dezena de revistas europeias.
 
Uma imagem com história

Portuguese Shoes: Design by the Future é a terceira imagem institucional do calçado português. A primeira apresentação colectiva remonta aos anos setenta, numa altura em que o sector dava os primeiros passos nos mercados externos. O logótipo Shoes from Portugal permitiu, pela primeira vez, apresentar ao mundo um sector ambicioso e com grande potencial.

Portugal foi mesmo o primeiro país à escala europeia a apresentar uma imagem sectorial (Espanha e Itália iniciariam este caminho bem mais tarde).
Já no final dos anos noventa, com a emergência na cena competitiva internacional de novos actores, o calçado português apresentou o logótipo Portugal Quality Shoes. A aposta na designação qualidade pretendeu funcionar como um elemento diferenciador de excelência, designadamente face aos concorrentes asiáticos e do Leste da Europa. Já a nova imagem, uma criação da empresa 37 Design (importa sublinhar que a APICCAPS promoveu um concurso de ideias com algumas das mais importantes agências portuguesas de comunicação, tendo sido seleccionada a proposta da 37 Design) pretende reposicionar o calçado português no plano externo, apostando numa imagem moderna, camaleónica (o logótipo muda de cor em função dos ambientes), que faz a apologia da ambição e do futuro. 



Fonte: APICCAPS, 8.Set.09
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