Notícias

Calçado sustentável de baixa pegada ecológica

Oficina Criativa

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024
O CTCP abre novamente as portas do FabLab para mais uma oficina criativa rumo à sustentabilidade!
De 4 a 8 de Março
Calçado sustentável de baixa pegada ecológica

A nova Oficina Criativa de Calçado Sustentável de Baixa Pegada Ecológica terá lugar de 4 a 8 de Março no FabLab do CTCP, em São João da Madeira, com o propósito de desenvolver competências na produção de calçado sustentável através da seleção de materiais reciclados, adoção de tipos de construção e técnicas inovadoras que permitam reduzir a pegada ecológica do produto final, e criar sapatos que não apenas encantem os olhos, mas também protejam o planeta.

Neste curso, mergulharemos nas práticas sustentáveis desde a seleção dos materiais, adaptação dos modelos e tipo de construção até às estratégias de produção que garantam que cada par de sapatos seja uma contribuição positiva para o meio ambiente. Acompanhados por especialistas da indústria do calçado e sustentabilidade, os participantes descobrirão como selecionar e incorporar no modelo de calçado os materiais reciclados mais adequados, realizar adaptações técnicas aos modelos para reduzir desperdícios, adotar técnicas de produção amigas do ambiente, conhecer casos de sucesso e insucesso e trocar ideias e experiências numa comunidade apaixonada pelo calçado sustentável.

Junte-se ao CTCP nesta jornada, rumo a uma bioeconomia circular sustentável.

OBJETIVOS 
Desenvolver competências na criação, desenvolvimento e produção de um par de sapatos estilo sneaker, de baixa pegada ecológica, através da seleção criteriosa de materiais reciclados, adaptação dos modelos e adoção de tipos de construção e estratégias produtivas que conduzam à redução da pegada ecológica.

PROGRAMA
Ao longo dos 5 dias desta oficina, os participantes serão acompanhados por especialistas em calçado e sustentabilidade, explorando desde a seleção criteriosa de materiais reciclados e a sua incorporação num design apelativo, redução do desperdício durante o processo de design e desenvolvimento técnico e produção e adoção de estratégias que minimizam o impacte ambiental.

Dia 1
- Apresentações, objetivos, materiais e ferramentas.
- Materiais / modelos de calçado e seu impacto na redução da pegada ecológica
- Formas “sustentáveis” que propiciam a redução de materiais
- Tipos de produção/construção do modelo

Dia 2
- Design e Desenvolvimento técnico dos modelos

Dia 3 e 4
- Produção – Estratégias para redução de desperdícios: corte, costura, montagem

Dia 5
- Produção – Estratégias para redução de desperdícios: montagem, acabamento
- Apresentação final dos modelos
- Avaliação e certificação

Formação em Inglês, com tradutor (é preferível que os participantes dominem a Língua Inglesa, mas não é um requisito obrigatório).

FORMADOR
Michal Spacek 
Com o apoio técnico da Shoelutions

Michal Spacek, formador e investigador científico na área do calçado. Tem formação em Engenharia Mecânica pela Universidade Thomas Bata em Zlin. Tem uma vasta experiência na indústria do calçado, tendo trabalhado como chefe de desenvolvimento técnico na BATA-Svit Factor e foi Diretor Geral na Internation Shoe Maschinen CZ. De 2012 a 2022 trabalhou como técnico de calçado no Instituto ISC Germany. Atualmente, faz parte de diferentes projetos de investigação internacionais e é também responsável pela produção de qualidade, formação e solução de problemas diretamente nas fábricas como, por exemplo, a Goretex na Índia.

DURAÇÃO  
35 horas

DATAS E HORÁRIOS
4 a 8 de março
2ª a 6ª feira das 9h30 às 17h30

LOCAL
CTCP FabLab - S. João da Madeira

DESTINATÁRIOS: designers, modeladores, técnicos do produto e produção, todos os interessados na criação e produção de calçado sustentável (prioridade para empresas com inscrições de técnicos com competências complementares na criação e produção de calçado).

INSCRIÇÕES
Vagas limitadas. A participação na oficina é gratuita, mas carece de inscrição prévia aqui

Esta oficina realiza-se no âmbito do projeto BioShoes4All - Inovação e capacitação da fileira do calçado para a bioeconomia sustentável, projeto nº 11, investimento apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, na sua componente12 – Bioeconomia Sustentável e pelos Fundos Europeus NextGeneration EU. Para mais informação consulte o website recuperarportugal.gov.pt.



891

Voltar