Notícias

BIOSHOES CREATORS: Valorização de Resíduos de Couro - produtos de marroquinaria

OFICINA

terça-feira, 21 de novembro de 2023
Venha aprender técnicas artesanais, descubra como transformar resíduos de couro em peças exclusivas de marroquinaria e contribua para um futuro mais sustentável.
BIOSHOES CREATORS: Valorização de Resíduos de Couro - produtos de marroquinaria

O CTCP volta a abrir as portas do seu fablab, em  São João da Madeira, para designers, técnicos de calçado, profissionais do setor e estudantes que queiram desenvolver competências na área da marroquinaria e reaproveitamento de resíduos de couro.

É isto que pretendemos fazer nesta oficina BioShoes Creators, explorar técnicas artesanais como a tecelagem, combinando criatividade e sustentabilidade, na criação de produtos de marroquinaria exclusivos, duráveis e amigos do ambiente.

Os participantes, com a orientação de formadores especializados, terão oportunidade de desenvolver uma peça de marroquinaria, utilizando técnicas tradicionais para criarem uma peça única, dando nova vida aos restos de couro que, de outra forma, seriam descartados.

Com um programa de uma semana intensiva de formação, workshops, demonstrações e experimentação, esta oficina possibilitará aos participantes desenvolver competências ao nível do design circular, reaproveitamento de materiais e produção de artigos em couro. O resultado será a materialização das competências adquiridas em produtos de marroquinaria que poderão levar para casa no final da oficina.

Ao participar na Oficina BioShoes Creators, os participantes terão acesso a:
- 35 horas de formação (tecelagem, design, corte, costura/montagem e acabamento);
- Workshops com especialistas sobre temas relacionados com a bioeconomia, nomeadamente novos métodos de produção e construção mais eficientes e responsáveis, utilização de materiais mais sustentáveis e que cumpram com as normas pré-estabelecidas para esta tipologia de produtos;
- Demonstração prática das técnicas e conceitos-chave e materiais sustentáveis;
- Atividades práticas para aplicar os conhecimentos adquiridos;
- Materiais e recursos necessários para a manufatura e personalização dos modelos;
- Networking com outros participantes e profissionais da área;
- Certificado de formação profissional.

FORMADORA: 
Paula Caria, natural do Porto, é uma designer de moda com uma sólida carreira que abrange a indústria têxtil, a formação e a produção artesanal. Após concluir o curso de Design de Moda no Citex, iniciou a sua trajetória profissional na indústria têxtil, destacando-se no processo criativo, planeamento e conceção de coleções para diversos segmentos e conceitos. Como formadora, participa ativamente em ações de formação voltadas para a criação e desenvolvimento de novos produtos na área dos têxteis artesanais, promovidas pelo CEARTE. É também reconhecida pelo seu envolvimento nas artes e ofícios tradicionais, evidenciado pelo seu projeto pessoal que surge da paixão pelos têxteis artesanais. O seu foco é contribuir para a preservação e dinamização da arte portuguesa da tecelagem. Na esfera artesanal, trabalha colaborativamente com grupos de artesãs, orientando de forma criativa o desenvolvimento de novos produtos contemporâneos e economicamente viáveis, inspirados na natureza e na identidade de cada território. Desde 2022, dedica-se também à produção manual de peças artesanais tecidas em tear.

DATA: 11 a 15 dezembro

HORÁRIO: 2ª a 6ª feira das 9h30 às 17h30

LOCAL: FabLab - CTCP, São João da Madeira

INSCRIÇÕES:
As vagas são limitadas, por isso não perca esta oportunidade única de fazer parte desta oficina BioShoes Creators. A participação na oficina é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia AQUI.

Junte-se a nós para aprender técnicas de artesanato, descubra como transformar resíduos de couro em peças exclusivas de marroquinaria e contribua para um futuro mais sustentável.

Esta oficina é promovida pelo CTCP, em colaboração com o CEARTE e a Belcinto, no âmbito do projeto BioShoes4All - Inovação e capacitação da fileira do calçado para a bioeconomia sustentável, projeto nº11, investimento apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, na sua componente 12 - Bioeconomia Sustentável e pelos Fundos Europeus NextGeneration EU.

1377

Voltar