Um vídeo de dois minutos que resume uma atividade de uma semana. Já pode visualizar os resultados da Oficina ‘Sapatilhas DIY’, que decorreu de 11 a 18 de outubro, promovida pelo CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal e em parceria com o Museu do Calçado e a Universidade de Aveiro.
Integrada na programação da exposição ‘Terra Inesgotável’, a oficina possibilitou aos inscritos darem uma nova vida às peças de tecido repletas de memórias e transformá-las em sapatilhas únicas e exclusivas.
Uma experiência prática e criativa através da qual os participantes aprenderam todo o processo de fabrico de calçado – da conceção ao produto final – e, passo a passo, a construírem as suas próprias sapatilhas, personalizadas com materiais que acarretam histórias, afetos e recordações de uma ‘vida’ passada, como as cortinas antigas da casa da avó, a manta dos piqueniques em família, um vestido que já não serve ou umas calças de ganga rompidas pelo desgaste.
Cada par de sapatilhas conta uma história e narrativa que está online e passível de consulta, através da incorporação de uma tag NFC – ficha digital do produto – no próprio calçado.
Os resultados? Sapatilhas feitas à mão, com alma e selo da inovação portuguesa.
Esta oficina foi promovida no âmbito do projeto ShoeDigInov, através do qual o CTCP pretende promover atividades de inovação e desenvolvimento, de demonstração e experimentação, e de transferência e difusão de conhecimento, contando com a colaboração das empresas Shoelutions, Atlanta e SBR – Componentes em Borracha.
Veja o vídeo:
Fotogaleria:
