Notícias

2023 em números

O ano de 2023 foi marcante para a indústria do calçado e para o CTCP, trazendo desafios, mudanças, conquistas e crescimentos. Houve avanços estruturais e alargamento e especialização das equipas, inovações tecnológicas e novos serviços. Este ano ficará registado na história do CTCP como o início de um novo ciclo de liderança e crescimento. No entanto, uma constante permanece: o apoio contínuo e colaboração de clientes, parceiros, entidades públicas e intervenientes no setor, que desempenharam um papel crucial refletindo-se nos números que agora apresentamos.

A rede de parceiros nacionais do CTCP foi fortalecida, ultrapassando a marca de 150 parceiros, composta por entidades ENESI, empresas tecnológicas, fornecedores de componentes e setores de calçado, marroquinaria e couro. Destacamos a participação em cinco projetos de I&D nacionais: BioShoes4All, FAIST, GreenShoes4.0, RARISS e CNI4.0.

Acompanhar e executar candidaturas aos fundos comunitários continua a ser uma das áreas de apoio às empresas tendo, no último ano, para além do acompanhamento a vários projetos em desenvolvimento, submetido em colaboração com as empresas quase três dezenas de projetos de investimento, em áreas como a  inovação produtiva, indústria 4.0 e descarbonização da indústria.

A promoção ativa da inovação e transferência de conhecimento foi evidente nos projetos nacionais como SHOEDIGINOV, DIGI4FASHION e PENSE INDÚSTRIA. Além disso, dedicamos esforços à disseminação e adoção de tecnologias digitais, apoiando 25 empresas nesse processo.

No âmbito da Formação e Qualificação, 2023 foi marcado pela colaboração com 54 empresas do setor, proporcionando mais de 300 ações de formação e envolvendo 1291 participantes. Foi também um ano de remodelação do CNQ - Catálogo Nacional de Qualificações, onde o CTCP desempenha um papel ativo como membro do Consórcio no setor da Moda.

Destacamos ainda o envolvimento em projetos europeus, como DIASHOE, DIACVET, ACCESS3DP, DICSHOENARY, I-MENTOR, SHOESYOURLIFE, DIGITALFABLAB, SHOEGAME, DIGI4WEARABLES, SHOEDES, SHOE5.0, METASKILLS4TCLF, TECHGROW, LEARNING FACTORIES, 3F-COOP, VETTING GREEN, colaborando com mais de 50 parceiros europeus.

No que diz respeito ao controlo de qualidade, o laboratório do CTCP trabalhou com quase quatro centenas de clientes, realizando um total de 36.565 ensaios químicos e físicos. A inovação foi igualmente evidente na área de propriedade industrial, com o GAPI a apoiar  mais de 150 pedidos de registo de marcas, modelos/designs e patentes.

O serviço externo de segurança no trabalho do CTCP prestou apoio a mais de 100 empresas, beneficiando 6058 trabalhadores.

Na área de Gestão e Organização Industrial, apoiamos novas certificações e acompanhamos dezenas de empresas na manutenção dos seus sistemas de gestão (Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional e outras certificações). A equipa de auditores do CTCP conduziu mais de 50 auditorias internas (Qualidade, Ambiente e Responsabilidade Social). Comprometidos com práticas sustentáveis, em colaboração com a APICCAPS, desafiamos as empresas a aderirem ao Compromisso Verde e 140 empresas do cluster aceitaram o desafio, implementando diagnósticos e planos de ação para a redução de emissões de gases de efeito estufa.

A divulgação do conhecimento gerado ao logo de 2023 foi feita através da realização de eventos diversificados, nomeadamente webinars, seminários, ações de demonstração públicas e oficinas, bem como através de podcasts, vídeos técnicos e newsletters.

A indústria do calçado vai continuar a reinventar-se e a adaptar-se e nós cá estaremos para dar corda aos sapatos e ideias, para apoiar e caminhar ao lado de todos os clientes, parceiros e entidades que fazem do CTCP a instituição que hoje se orgulha de ser. Em 2024, contamos consigo.

352

Voltar