Notícias

Materiais Naturais com História

Oficina BIOSHOES CREATORS

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024
Oficina BIOSHOES CREATORS: Venha desenvolver uns Sneakers com alma e testar materiais naturais com história.
Inscrições a decorrer
Materiais Naturais com História

Adentrar o universo dos materiais orgânicos é mergulhar numa narrativa que vai além da simples produção de calçado; é costurar uma história onde cada passo é guiado pela tradição, sustentabilidade e a valiosa herança cultural e artesanal. Neste processo, as matérias-primas utilizadas são frequentemente produzidas por meio de técnicas tradicionais, muitas das quais têm raízes profundas em Portugal e nas suas ex-colónias. Essa fusão, entre a história contada pelos materiais e as técnicas tradicionais, evidencia a celebração autêntica das tradições e artes que definem essas regiões.

Os materiais orgânicos, provenientes de fontes naturais, não são apenas selecionados para o design e produção de calçado por questões ambientais, éticas ou pela procura de alternativas sustentáveis. São, antes de tudo, elementos carregados de histórias ancestrais, raízes profundas que se entrelaçam com as tradições de Portugal e das suas ex-colónias. Ao escolhermos materiais, estamos a escolher narrativas. Cada peça de linho, algodão ou burel é uma janela para uma tradição, um legado que transcende o simples ato de calçar.

Histórias de vida, sustentabilidade, ética e inovação são intrínsecas aos produtos criados com este tipo de materiais. As marcas que abraçam esta abordagem não só constroem produtos, como também partilham experiências.

Neste contexto, no âmbito do projeto BioShoes4All, o CTCP vai promover a oficina “BioShoes Creators: Materiais Naturais com História”, que terá lugar no CTCP de São João da Madeira de 15 a 19 de janeiro e em Felgueiras de 29 de janeiro a 2 de fevereiro.

A abordagem a adotar nesta oficina BioShoes Creators vai além do simples aspeto estético e funcional do produto, procurando criar uma conexão emocional e transmitir valores significativos, por meio da autenticidade das escolhas feitas na sua conceção. Neste contexto, esta oficina representa uma oportunidade única para explorar estes materiais orgânicos na produção de calçado, unindo a tradição artesanal à inovação sustentável. Mais do que simples elementos em cada par de sapatos, estes materiais testemunham uma abordagem consciente e ética na indústria da moda. Como tal, esta oficina permitirá não só desenvolver competências ao nível do design e produção de calçado tipo “sneaker” utilizando materiais orgânicos de origem nacional, como também adquirir conhecimentos que permitam compreender a importância de cada escolha, desde a origem dos materiais até aos métodos de produção e ciclo de vida do produto. Procuramos inspirar uma ligação mais profunda com a moda sustentável, desafiando os participantes a tornarem-se contadores de histórias e artesãos de uma tradição que ecoa nas escolhas diárias que fazemos, culminando na aquisição de competências no design e produção de calçado tipo “sneaker” utilizando materiais orgânicos de origem nacional.

Alguns dos materiais (para gáspea) que serão colocados à disposição dos participantes desta oficina:
- Burel
- Burel com costuras
- Linho de Castelões
- Tecido algodão de Almalaguês
- Tecelagem de Timor
- Linho da Casa das Tecedeiras (Aldeias do Xisto)
- Tecelagens da Guiné-Bissau
- Cortinados da avó
- Outros materiais trazidos pelos participantes

PROGRAMA
 - Enquadramento no projeto BioShoes4All
- Visão geral do processo de produção do calçado, do design ao acabamento
- Processo de design: caracterização e história dos materiais | Seleção dos materiais
- Corte | Personalizações (laser, impressão...) | Costura
- Costura dos modelos
- Montagem | Colagem
- Costura de solas | Acabamento | Embalamento

FORMADOR
Pedro Carvalho de Almeida, Professor Auxiliar de Design no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro
Com o apoio técnico da Shoelutions

DATAS E HORÁRIOS

CTCP São João da Madeira: 15-19 janeiro (link para inscrição AQUI)
CTCP Felgueiras: 29 de janeiro – 2 fevereiro (link para inscrição AQUI)
2ª a 6ª feira das 9h30 às 17h00
 
INSCRIÇÕES
Vagas limitadas. A participação na oficina é gratuita, mas carece de inscrição prévia AQUI.

Esta oficina realiza-se no âmbito do projeto BioShoes4All - Inovação e capacitação da fileira do calçado para a bioeconomia sustentável, projeto nº 11, investimento apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, na sua componente12 – Bioeconomia Sustentável e pelos Fundos Europeus NextGeneration EU. Para mais informação consulte o website recuperarportugal.gov.pt.



968

Voltar