Termina a Semana da Descarbonização, promovida no âmbito do projeto ShoeDigInov, que decorreu de 3 a 7 de novembro, com o CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal a organizar e dinamizar inúmeras atividades presenciais, tanto em São João da Madeira, como em Felgueiras, e também online.
Trata-se de um marco importante para o cluster do calçado, marroquinaria e artigos de pele, que reforçou o papel do CTCP enquanto agente mobilizador da indústria rumo à descarbonização da fileira e à sustentabilidade.
A semana iniciou-se com a realização, em São João da Madeira, da formação Quantificação e Reporte das Emissões de Gases com Efeito de Estufa segundo as normas ISO. Promovida no âmbito do projeto Twin Transformation, a sessão capacitou profissionais para a quantificação e comunicação das emissões de GEE, conforme as normas ISO, que fornecem uma estrutura internacionalmente reconhecida para a assegurar que os pressupostos supramencionados sejam consistentes, comparáveis e credíveis.
Foram abordados os princípios e metodologias essenciais para a elaboração de inventários de emissões e para o reporte transparente e credível de dados ambientais, terminando com a apresentação de materiais sustentáveis e uma visita à exposição BioShoes4All, destacando o compromisso do setor do calçado com práticas de menor pegada de carbono.
No dia seguinte, 4 de novembro, em Felgueiras, foi apresentado o Roteiro para a Descarbonização da Fileira do Calçado, uma oportunidade para desvendar os principais resultados do projeto, assim como as metas e os desafios para as empresas do setor quanto ao caminho a construir rumo à descarbonização.
Contou com a participação de Luísa Correia, diretora-geral do CTCP; Bruno Veloso, vice-presidente da ADENE – Agência para a Energia; Tiago Gaio, da RdA Climate Solutions; Pedro Semblano, gestor de projetos do IAPMEI; e Joana Soares e Rui Moreira, do departamento de Organização e Gestão Industrial do CTCP.
Carta de Princípios e Selo de Descarbonização
No âmbito desta semana temática, o CTCP lançou a Carta de Princípios, que formaliza o compromisso das empresas com práticas sustentáveis, e o Selo de Descarbonização, que reconhecerá publicamente as organizações alinhadas com os objetivos do Roteiro, que tem três categorias: ouro, prata e bronze. Foi inclusive realizado um vídeo alusivo a estas duas componentes do Roteiro.
Ainda quanto aos conteúdos audiovisuais disseminados, o CTCP publicou o quinto e último podcast do Roteiro, com a diretora-geral da instituição, Luísa Correia, a dar a sua perspetiva sobre o projeto que arrancou nos primórdios de 2024.
E ainda um vídeo com o testemunho da Belcinto, sobre o Roteiro, com a empresa a partilhar a sua experiência, explicando de que forma tem integrado e fomentado práticas de melhoria de eficiência energética e redução das emissões no processo produtivo, reforçando o compromisso com a neutralidade carbónica e inovação sustentável.
Também pode rever o episódio do Roteiro para a Descarbonização do programa CNN Inovação, do canal CNN Portugal.
Para concluir o programa da Semana da Descarbonização, realizou-se o webinar Descarbonização como uma oportunidade: Da Visão à Ação, que contou, além das intervenções de Rui Moreira (CTCP) e Joana Soares (CTCP), com os testemunhos de duas empresas da fileira: Rodiro e Fernandes & Sampaio.
No decorrer desta semana, o CTCP aproveitou para partilhar alguns serviços de consultoria e documentação técnica, nomeadamente o Guia Prático para a Elaboração de Relatórios de Sustentabilidade ou o folheto de Cálculo das Emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE), ambos desenvolvidos no âmbito do projeto ShoeDigInov (medida RE-C05-i02-Missão Interface).