Com o objetivo de aumentar as competências verdes e digitais de gestores e colaboradores das PME (Pequenas e Médias Empresas) do setor do calçado e do couro, foi criado o Twin Transformation, um consórcio de oito parceiros de quatro países, inserido no programa Erasmus+.
O arranque do projeto foi dado entre os dias 27 e 28 de fevereiro, em Ancara, capital da Turquia, país que está representado por cinco entidades: TESK – Confederation of Turkish Tradesmen and Craftsmen; Ministry of Trade General Directorate of Tradesmen, Craftsmen and Cooperatives; TUAF – Türkiye General Shoemakers Federation; MoNE Siteler Vocational Training Center; e IDPAD – Climate Change Policy and Research Association.
Os outros três países que integram o consórcio são Portugal, através do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP), Espanha (AVECAL – Asociacion Valenciana De Empresarios De Calzado ) e Itália (Federaz?one Regionale Delle Marche-CNA).
Como coordenadora, a TESK teve ao seu encargo organização da reunião, daí ter-se realizado nas instalações próprias da confederação, em Ancara.
Quanto ao Twin Transformation, o objetivo maior do projeto é que seja parte da solução do problema ambiental e das alterações climáticas, aumentando o conhecimento, as competências e a sensibilização de empresários e trabalhadores das empresas que operam no setor do calçado e dos artigos de couro, através de um programa de formação conjunta, com matérias desenvolvidas neste âmbito.
Para a apresentação dos resultados à comunidade, será elaborado um relatório sobre o estado atual e os exemplos de boas práticas em temas como o ambiente e a digitalização, sempre relacionado com o calçado e artigos em couro. Será ministrada formação conjunta entre os oito membros do consórcio quanto às normas ISO, relacionadas com as mesmas temáticas.
Haverá também o alargamento das boas práticas no cálculo das emissões de GEE (Gases com Efeito de Estufa), da pegada de carbono e da pegada hídrica, assim como será disseminada informação abrangente sobre a proteção ambiental, as alterações climáticas e a digitalização – e respetivos efeitos – no setor.
Na reunião, os representantes das oito instituições abordaram e debateram os diferentes eixos de trabalho que compõem o projeto, e planearam as próximas atividades, que decorrem durante um período de dois anos: de 1 de dezembro de 2024 até 30 de novembro de 2026.