Notícias

Testemunho da Belcinto | Roteiro para a Descarbonização

Vídeo

Testemunho da Belcinto | Roteiro para a Descarbonização

Há mais de 60 anos a aliar sofisticação e luxo, a Belcinto cria obras de arte – mochilas, malas, cintos, carteiras ou chapéus – com o desperdício da indústria alimentar. Agora, à boleia do Roteiro para a Descarbonização da Fileira do Calçado, inova de dentro para fora.

“Começámos a preocupar-nos mais recentemente, pela participação em alguns projetos do CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, como GreenShoes4All, BioShoes4All, Compromisso Verde ou Roteiro para a Descarbonização, que permitiram fazermos alguns diagnósticos que funcionaram como uma espécie de base sobre onde estamos e para onde queremos ir”, regozija Cristina Vasconcelos, CFO da Belcinto.

Neste vídeo, a Belcinto partilha com a comunidade a sua experiência no Roteiro para a Descarbonização da Fileira do Calçado, uma iniciativa que visa apoiar empresas do setor na transição para modelos de produção mais sustentáveis.

Ao longo do testemunho empresarial, Cristina Vasconcelos explica de que forma a empresa tem integrado e fomentado práticas de melhoria de eficiência energética e redução das emissões no seu processo produtivo, reforçando o compromisso da fileira com a neutralidade carbónica e a inovação sustentável.

Renovação da frota automóvel, aumento o isolamento térmico, substituição do telhado por painel sanduíche, instalação de janelas com vidros duplos, troca da rede de ar comprimido, eliminação de alguns químicos usados no processo produtivo e instalação de painéis fotovoltaicos são alguns dos exemplos das ações da Belcinto para aumentar a eficiência e promover a sustentabilidade.

Para o futuro, aponta à instalação de mais painéis e à capacidade de armazenamento do excedente da energia elétrica produzida.

Reduzir a pegada de carbono e repensar a importação de matérias-primas de países longínquos também está na agenda da empresa sediada em São João da Madeira.

Veja o vídeo


Data Publicação: quarta-feira, 5 de novembro de 2025
328

Voltar