Notícias

Vercesa obtém dupla-certificação em Qualidade e Ambiente

A empresa de calçado Vercesa, sediada no norte de Portugal, mais concretamente em Felgueiras, um dos municípios de maior concentração de empresas do setor, foi criada em 2006, com cerca de 40 colaboradores, tendo, decorridas duas décadas, duplicado esse número.

Uma aventura familiar, focada na partilha e na aprendizagem contínua do saber-fazer calçado de excelência”, contam-nos Vera Alves, sócia-gerente, e André Gomes, técnico de Gestão de Qualidade e Ambiente da Vercesa.

O foco da empresa assentou, desde a fundação, “na excelência dos produtos e na construção de parcerias sólidas com os clientes”, mantendo ao longo dos anos uma trajetória de crescimento gradual e sustentável, atenta às exigências do mercado internacional. “Em 2022, demos um passo no compromisso com a sustentabilidade ao instalar painéis fotovoltaicos”, salientam.

Mais recentemente, a Vercesa granjeou uma dupla-certificação, com a obtenção das normas ISO 9001 (Gestão da Qualidade) e ISO 14001 (Gestão Ambiental), algo que referem ser crucial para o presente e para o futuro. “Num contexto empresarial cada vez mais competitivo, a certificação de Qualidade e Ambiental acaba por ser um diferencial estratégico que torna a empresa líder e focada na excelência, e desta forma os desafios são encarados com mais resiliência e sucesso”.

Certificações que dão à Vercesa “um alto nível de credibilidade e confiança juntos dos clientes, parceiros de negócio e stakeholders”. “A sustentabilidade está cada vez mais enraizada e os consumidores estão cada vez mais sensíveis às questões ambientais”, prosseguem, assegurando que “ao longo do processo a cultura de melhoria contínua e a envolvência dos colaboradores fez o sistema de gestão melhorar substancialmente; permitiu identificar mais facilmente riscos e oportunidades, aumentou-se a eficiência operacional, melhorou-se a produtividade e otimizaram-se os processos”.

Vera Alves e André Gomes não escondem que almejavam que a Vercesa alcançasse estas certificações “há algum tempo”. “Pretendíamos a diferenciação, a clarificação de estratégias, a uniformização de métodos de qualidade, com foco na máxima qualidade, e a possibilidade de o conseguirmos através das certificações foi um impulso e incentivo extra”.

Um processo que classificam como “exigente”, implementado de forma gradual. “Não queríamos que fosse comprometido o quotidiano da empresa, sem esquecer os requisitos da norma. Por outro lado, houve especial atenção à gestão ambiental, com investimento contínuo em práticas mais sustentáveis”, afirmam, referindo-se à colocação de painéis solares, utilização de carros elétricos, transporte coletivo, reciclagem, redução ao máximo dos resíduos resultantes do processo de fabrico, entre outros.

CTCP parceiro no processo

A Vercesa contou com o CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal enquanto parceiro no desenrolar de todo o processo. “Foi crucial a parceria, em especial a Cristina Pereira, que pelo seu apoio constante e pela sua experiência no setor do calçado conseguiu envolver toda a equipa na implementação das normas, articulando-as com as práticas já existentes”, elogiam.

“Sem o CTCP nunca tínhamos iniciado o processo”, confessam, agradecendo o impulso dado por Rui Moreira. “A vasta experiência nestes assuntos simplificou e ajustou todas as exigências à realidade do nosso negócio”.

Por fim, consideram esta dupla-certificação “um motivo de orgulho, por todos os desafios, mas acima de tudo pela forma empenhada com que todos os enfrentaram”. “Estas certificações asseguram a todos os clientes e parceiros o permanente empenho em sermos mais sustentáveis, mais organizados e, acima de tudo, melhores todos os dias”, concluem.


Data Publicação: segunda-feira, 13 de outubro de 2025
363

Voltar