Hulya Sevindik começou a entrevista com citação da CEO, Helena Helmersson. “Na H&M, trabalhamos continuamente para tornar o nosso modelo de negócio mais sustentável, para crescermos a longo-prazo, ao mesmo tempo que procurarmos dar um contributo positivo ao mundo enquanto grupo”.
Esta frase resume a politica ambiental do gupo, que tem, segundo esta dirigente objetivos e prazos bem definidos para as diferentes dimensões da sustentabilide. Entre outras coisas pretendem atuar ao nivel do clima e atingir a neutralidade climática na cadeia de abastecimento até 2030; Extinguir até 2025 a utilização de produtos químicos em todos os produtos que comercializam; optam por produtos provenientes de recursos recicláveis ou outras fontes sustentáveis e embalagem feitas de material reciclável e pretendem reduzir a utilização da água na produção em 25% até 2022.
No decorrer da entrevista esta responsável falou ainda do trabalho que o a H&M desenvolve com os seus parceiros, em especial como seus fornecedores.
Em relação à industria portuguesa de calçado, esta responsável afirma que a H&M acredita “que existe o mindset certo para um desenvolvimento sustentável” a aconselha que as empresas “ devem reforçar ou criar equipas exclusivamente dedicadas à sustentabilidade, e ter consciência de que o tema vai continuar a estar presente e deve reflectir-se nas empresas ou nas estruturas”
Assista a entrevista completa no vídeo abaixo.