Professores de instituições de ensino vocacionadas para as artes e formadores profissionais do setor do calçado, oriundos da Chéquia, deslocaram-se até Portugal para integrarem um workshop colaborativo organizado pelo CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, no âmbito do projeto IDEA, inserido no programa europeu Erasmus+.
Entre 26 e 30 de janeiro, representantes da SUPSUH – Secondary School of Applied Arts in Uherské Hradišt? e da COKA – Czech Footwear and Leather Association tiveram a oportunidade de frequentarem sessões sobre sustentabilidade e economia circular, transformação digital e automação, desenvolvimento de produto e prototipagem.
Exploraram aspetos-chave da produção sustentável, com enfoque nos princípios do ecodesign, tecnologias avançadas de produção e soluções inovadoras transversais e adotadas pelo cluster português do calçado.
Ao longo da semana, o programa incluiu discussões aprofundadas sobre o cumprimento da legislação europeia alusiva à sustentabilidade, os desafios relacionados com a reciclagem de calçado e as recentes inovações – de matérias-primas e tecnologias – do contexto industrial português.
Um dos destaques foi a apresentação dos projetos coordenados e desenvolvidos pelo CTCP, que permitiu à delegação checa obter uma visão direta, clara e objetiva sobre as metodologias de ecodesign e materiais recicláveis, e ainda como os fabricantes portugueses estão a responder aos requisitos e imposições ambientais atuais.
Uma troca de experiências que se revelou particularmente valiosa, permitindo a partilha de boas práticas, soluções e estratégias de implementação, apoiadas por uma análise comparativa dos regulamentos da União Europeia em matéria de sustentabilidade e ecodesign, e respetiva aplicação, tanto em Portugal como na Chéquia.
Visitaram várias empresas, ora de curtumes, fabricantes de calçado ou fornecedores de tecnologia e soluções automatizadas para a indústria – como a Monteiro Ribas, Bolflex, RubberLink, CosmiKnit, Fernando Ferro & Irmão, DCSI Pro e MIND – e ainda o Museu do Calçado, em São João da Madeira.
Uma experiência que reforça a cooperação europeia e coloca o setor português do calçado na linha da frente quanto à inovação sustentável.
Recorde-se que o projeto IDEA – Innovative Design for Environmental Awareness é coordenado pela COKA, tendo como parceiros o CTCP e a SUPSUH. Iniciou-se em outubro de 2025 e prolonga-se até setembro de 2027.
Visa modernizar o ensino do e no calçado para refletir os desafios atuais em matéria de sustentabilidade, ecodesign e tecnologias inovadoras, focando as seguintes áreas:
- incorporação dos princípios de sustentabilidade na formação profissional;
- melhoria da formação dos estudantes e fortalecimento da colaboração com a indústria;
- capacitação de professores e formadores com competências avançadas;
- promoção da cooperação internacional e da inovação na educação em calçado.
