Notícias

Poderá o calçado ser resistente ao escorregamento?

CTCP disponibiliza novo ensaio

terça-feira, 19 de maio de 2015
Poderá o calçado ser resistente ao escorregamento?

O calçado, e em particular a sola, têm um contributo muito importante na prevenção de quedas  provocadas por escorregamento. Este tipo de acidentes acontecem frequentemente, tanto no local de trabalho, como em casa ou em atividades de lazer. O consumidor está cada vez mais exigente e informado sobre a qualidade do calçado e a sua composição. É cada vez mais importante proporcionar a segurança e o conforto do utilizador, aumentando assim a credibilidade do calçado.

Com objetivo de apoiar as empresas, o CTCP, desde muito cedo que desenvolve trabalhos de investigação na área da resistência ao escorregamento. Atualmente tem o know-how adequado, para prestar às empresas um serviço técnico especializado, que passa por: testar e certificar o calçado, prestar apoio sobre o tipo de materiais e formas de aplicação que tornam o calçado mais resistente ao escorregamento, etc.


Testar a resistência ao escorregamento, em todo o tipo de calçado, antes de o colocar no mercado, torna-se cada vez mais uma exigência do mercado.
O laboratório de ensaios Físico-mecânicos do CTCP está acreditado para a realização do ensaio de resistência ao escorregamento segundo a EN 13287/2012 (obrigatório para calçado de uso profissional). O ensaio é realizado em calçado completo, nas seguintes condições:

PISO: Cerâmico; Aço Inox; Gelo duro (-5 ºC); Gelo húmido (0 ºC)
LUBRIFICANTE: Seco; Água; Água com detergente (solução de SDS);Glicerol
POSIÇÃO: Tacão; Planta e Plano
Qualquer uma destas condições poderá ser ajustada segundo requisitos específicos do cliente (outros pisos, apenas em solados, etc.).


De forma a completar esta oferta, recentemente o CTCP investiu num novo equipamento que permite avaliar o calçado e a sua resistência ao deslizamento, com a utilização do usuário.
Este novo sistema foi adquirido no âmbito do projeto CTCP_Bioconfort, uma iniciativa QREN, que contou com o apoio do Programa Operacional Regional do Norte (ON.2).
Ao realizar estes ensaios no calçado, as empresas estão a acrescentar valor ao produto e evitar reclamações ou até pedidos de indemnização por parte dos utilizadores.

Laboratório de ensaios Físico-mecânicos


Há 3 décadas que o Laboratório do CTCP trabalha em parceria com as empresas, de forma melhorar os níveis de eficiência competitiva.
O Laboratório acreditado disponibiliza às empresas os serviços necessários à caracterização dos seus produtos, nomeadamente: avaliação da densidade, dureza, resistência a impactos, compressão, perfuração, queda, corte, abrasão, tração e comportamento de uniões e materiais colados.


Materiais e produtos testados
Materiais: couros, têxteis, sintéticos, cortiça, plástico, borracha, termoplásticos, expandidos, espumas, metais e cartão.
Componentes: Avaliação de componentes de reforço, segurança e proteção. Elásticos, velcros, cintas. Palmilhas, solas tacões. Tintas e colas.
Calçado e marroquinaria: Caracterização de calçado de criança, moda, casual, conforto, sénior e necessidades especiais. Testes para certificação de calçado de segurança e proteção. Malas e cintos.
Protetores e outros sistemas: Avaliação de protetores dorsais, lombares, perna ou braço para ciclistas, motociclista, cantoneiros, serradores ou desportistas. Sistemas ou componentes para automóveis, eletrodomésticos, pisos, embalagens, brinquedos, relógios, etc.

Para mais informações contacte-nos através do email: [email protected]



Fonte: ctcp
6076

Voltar