O consórcio FAIST – Fábrica Ágil, Inteligente, Sustentável e Tecnológica reúne mais de 40 parceiros do cluster do calçado, entre empresas fabricantes, transformadoras de artigos de couro, fornecedores de tecnologia ou centros tecnológicos e de investigação.
A agenda mobilizadora do PRR – Programa de Recuperação e Resiliência arrancou em junho de 2022 e termina em junho próximo, canalizando cerca de 50 milhões de euros para projetos de modernização da indústria e visando melhorar a competitividade internacional do cluster português do calçado e marroquinaria.
Um dos parceiros, destaca a World Footwear, é a Olifel, empresa que desenvolve soluções de software, sediada em Felgueiras, encontrando-se a explorar como a Inteligência Artificial (IA) pode ajudar os fabricantes de calçado a modernizarem os seus processos produtivos.
Fundada em 1988, a empresa apetrechou o seu portfólio com soluções digitais personalizadas, contando com centenas de licenças ativas em vários fabricantes. “O setor do calçado continua a ser o mais desafiante”, afirma Rui Mendes.
O CEO da Olifel assegura que a empresa procura democratizar a IA para as PME, encarando-a como um fator essencial de competitividade. Com clientes maioritariamente orientados para a exportação, a empresa aplica a IA no planeamento, marketing e acompanhamento das encomendes – das amostras à produção. Está a expandir-se internacionalmente, à medida que as suas soluções ganham força no mercado estrangeiro.
Olifel no FAIST
Enquanto copromotora do work package alusivo ao desenvolvimento de plataformas e ferramentas digitais, a Olifel encontra-se a implementar um projeto-piloto de planeamento e agendamento assistidos por IA para calçado e solas, denominado Visualgest.
Trata-se de um sistema que tem em consideração as datas de entrega, as prioridades dos clientes, a disponibilidade dos materiais, a capacidade dos equipamentos industriais, os moldes, as cores e os ciclos, calculando e gerando múltiplos cenários em poucos minutos.
Rui Mendes destaca que o projeto-piloto está, nas respetivas empresas produtoras, em diferentes fases de implementação, nomeadamente na Armipex, na ISI e na Carité. Objetiva-se passar de um controlo reativo para um controlo proativo, reduzindo os tempos de decisão, aumentado o cumprimento do plano e proporcionando metas aos operadores em chão de fábrica.
Especificamente, o Visualgest é um módulo integrado de gestão da produção que transforma dados em cronogramas assistidos por IA – centra os fluxos de trabalho, aloca recursos em tempo real e ajusta os planos dinamicamente, à medida que as encomendas, a capacidade ou os materiais mudam.
Com a introdução desta ferramenta, são esperadas inúmeras melhorias no processo produtivo.
Ouça, AQUI, Um Café com Olifel, um podcast do CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, criado no âmbito do FAIST.
Fonte: World Footwear
Foto: DR