Está concluído o ciclo de três episódios – episódio 1 e episódio 2 – alusivos à agenda mobilizadora FAIST – Fábrica Ágil, Inteligente, Sustentável e Tecnológica publicados pela CNN Portugal, através do programa CNN Inovação, após transmissão do último.
Um terceiro episódio que aborda o impacto da automação no setor do calçado em Portugal, valendo os contributos de três empresários ligados ao cluster do calçado. Armindo Peixoto, da Armipex, assegura que “a tecnologia traz operações mais homogéneas, mais rápidas, com mais qualidade, com aproveitamentos enormes de desperdícios e um produto muito melhor”.
Elogia o FAIST, coordenado pelo CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, referindo que torna as empresas “muito mais competitivas e com custos muito menores”. “Ajuda a termos mais vontade de investir e o CTCP foi, é e será a ‘arma’ para conseguirmos mais qualidade, novos produtos e novos desenvolvimentos”.
Já Vítor Almeida, da Tropimática, regozija a atuação do CTCP. “Encontro preocupações comuns em todos os empresários e a resposta pode ser dada pelo CTCP, que faz a ponte entre as empresas do calçado e as empresas tecnológicas, criando condições para testarem as soluções”, aponta.
Por sua vez, Fernando Ferro, da DCSI Pro, refere que “o contributo do CTCP é fundamental”. “Temos tecnologia e técnicos capazes de ombrearem com os melhores. As parcerias entre as empresas fazem com que todos possamos acreditar mais uns nos outros. É uma competição saudável”, considera.
O FAIST é um projeto que agrega empresas e parceiros do setor do calçado para acelerar a digitalização, promover a sustentabilidade e aumentar a competitividade da indústria portuguesa.
A colaboração do CTCP com a CNN Portugal contempla a publicação de vários episódios a disseminar na televisão portuguesa e demais plataformas. Além dos três do FAIST, serão outros tantos sobre o BioShoes4All, um para o Roteiro para a Descarbonização da Fileira do Calçado e outro sobre a Formação e Qualificação promovida e ministrada pelo CTCP, de elevada importância para as novas gerações de colaboradores que o setor acolherá no futuro.
Veja o episódio