Notícias

World Footwear destaca Atlanta e JPM, parceiros do FAIST

Introduzir tecnologia nos processos produtivos

World Footwear destaca Atlanta e JPM, parceiros do FAIST

A Atlanta é uma empresa especializada na produção de solas para calçado e a JPM é uma fornecedora de soluções tecnológicas para a indústria.

Juntas, no âmbito do consórcio FAIST – Fábrica Ágil, Inteligente, Sustentável e Tecnológica, exploram como substituir os processos associados a uma manufatura intensiva no setor por soluções tecnologicamente aprimoradas.

Composta por mais de 40 parceiros, a agenda FAIST visa modernizar a indústria portuguesa do calçado, impulsionando a introdução de tecnologias e processos inovadores para reforçar a competitividade internacional – o investimento ronda os 50 milhões de euros.

Atlanta no FAIST

Fundada em 1995, a Atlanta tornou-se numa referência no mercado de atuação própria e Joana Meireles garante que “a inovação foi sempre uma preocupação”.

Para a diretora de Inovação da empresa de Felgueiras, é algo que “faz parte do ADN”, com participações assíduas em investigação e desenvolvimento internos e externos, incluindo parcerias com universidades e centros tecnológicos.

Com um investimento superior a 550 mil euros, a Atlanta encontra-se a colaborar com parceiros tecnológicos para desenvolverem equipamentos inovadores que permitirão à empresa substituir processos que exigem mão de obra intensa por alternativas mais eficientes, mais rápidas e menos manuais. Segundo Joana Meireles, é um objetivo ambicioso, mas “os ganhos são potencialmente enormes”.

JPM no FAIST

Com três décadas de experiência em automação industrial e engenharia integrada, e provas dadas em múltiplos setores de atividade, a JPM nunca tinha atuado na indústria do calçado, mas Guilherme Cardoso, diretor de Intralogística e Robótica afirma que os desafios são semelhantes aos de outros setores.

No FAIST, a empresa de Vale de Cambra está a desenvolver soluções em três áreas: a primeira prende-se com a substituição das inspeções ‘manuais’ por inspeções ‘computorizadas’; a segunda, células robóticas industriais e colaborativas para automatizar o manuseamento e a montagem; e a terceira, veículos automatizados para as operações de logística em armazém.

Resultados do FAIST

São dois equipamentos que Atlanta e JPM estão a desenvolver em parceria: uma estação de inspeção automática e uma estação de corte robotizada para solas.

O primeiro é um equipamento de controlo de qualidade pré-programado para solas em EVA, capaz de identificar e classificar as mesmas por tamanho, forma do pé e modelo, e determinar quais não cumprem as normas de qualidade.

O segundo visa a remoção das rebarbas durante o processo de corte das solas, uma solução automática para um dos processos mais demorados na produção de solas que enfrenta um desafio técnico significativo: diversidade de modelos, tamanhos, formatos e materiais.

Fonte: World Footwear
Foto: DR

Data Publicação: quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026
21

Voltar