Notícias

Orçamentar o produto

Artigo | 2 minutos

segunda-feira, 6 de julho de 2020
Artigo | 2 minutos
Orçamentar o produto

Uma das tarefas difíceis que as empresas têm de enfrentar é a orçamentação do produto. E a tarefa é tanto mais complexa quanto mais reduzida for a informação existente para custear o produto.

Normalmente, a principal dificuldade é avaliar com rigor o custo do trabalho (custo de mão de obra). A crescente complexidade dos produtos, por exemplo, a diversidade dos sneakers fabricados em Portugal implica atenção redobrada. A diferenciação deste produto faz-se, frequentemente, pela introdução de operações de costura e maior complexidade no processo de montagem por exemplo, com utilização de solas com caixa irregular.

Sem uma análise prévia cuidada do conteúdo de trabalho deste produto a empresa poderá ser surpreendida no momento da sua produção por não conseguir atingir os níveis de produção que estimou no momento da orçamentação.

A elaboração da gama operatória do produto na fase de orçamentação fornece informação concreta sobre o conteúdo de trabalho do produto (neste exemplo, do sneaker) o que poderá evitar a elaboração de um orçamento desfasado do tempo de produção real do produto.

Fonte: Equipa Assistência Técnica / CTCP
1763

Voltar