Notícias

Monitorização de Emissões no Calçado: Nova Plataforma de Sustentabilidade do Compromisso Verde

Plataforma oferece uma análise detalhada das emissões de GEE, permitindo às empresas identificar os processos que mais contribuem para a sua pegada de carbono.
Monitorização de Emissões no Calçado: Nova Plataforma de Sustentabilidade do Compromisso Verde

Nos últimos anos, a sustentabilidade tem ganho cada vez mais destaque no setor industrial, tornando-se um fator decisivo para a competitividade das empresas. A crescente pressão para cumprir as exigências ambientais, sociais e económicas tem levado as empresas a adotar práticas que promovam um futuro mais sustentável. Em particular, no setor do calçado, iniciativas como o projeto BioShoes4All têm desempenhado um papel crucial ao desenvolver ferramentas que auxiliam as empresas na implementação de soluções inovadoras que permitem não só o cumprimento da legislação, mas também a medição e melhoria do desempenho sustentável. 

No âmbito deste projeto, têm sido desenvolvidas ferramentas que possibilitam às empresas avaliar de forma rigorosa aos seus indicadores de sustentabilidade, promovendo uma maior transparência e evitando alegações falsas ou infundadas, conhecidas como “greenwashing”. Para além disso, estas ferramentas estão desenhadas para ajudar as empresas a implementar práticas sustentáveis nas dimensões ambiental, social e económica, fatores que se têm tornado cruciais para manter vantagem competitiva no mercado. 

Uma das principais ferramentas desenvolvidas foi concebida para suportar a implementação do Compromisso Verde, uma iniciativa colaborativa destinada a reduzir as emissões de carbono no setor do calçado. De uso exclusivo para as empresas signatárias deste compromisso, a plataforma permite calcular as emissões de CO2 equivalente em três categorias distintas, também conhecidas como âmbitos. Estes âmbitos são utilizados para agrupar as fontes de emissões e tornar mais claro de onde vêm os impactos ambientais das empresas. As emissões de âmbito 1 referem-se às emissões diretas de gases com efeito de estufa (GEE) provenientes de fontes que pertencem ou são controladas pela própria empresa. Isto inclui a combustão de combustíveis em veículos próprios e instalações, como a frota automóvel, emissões fugitivas, como os gases fluorados, e emissões geradas por processos químicos, como compostos orgânicos voláteis. As emissões de âmbito 2 incluem as emissões indiretas associadas à energia adquirida pela empresa, como eletricidade ou de outras formas de energia usadas nos processos da empresa. Já as emissões de âmbito 3 englobam todas as outras emissões indiretas que acontecem ao longo da cadeia de valor da empresa. Estas podem incluir uma vasta gama de atividades, como a produção e transporte de matérias-primas, viagens de negócios, deslocações de funcionários, utilização dos produtos vendidos, o tratamento de resíduos gerados, entre outros. No setor da moda, em particular, as emissões de âmbito 3 tendem a ser as mais significativas, devido ao impacto elevado associado a estas atividades ao longo de toda a cadeia produtiva. 

Ao oferecer uma análise detalhada as emissões de GEE, esta plataforma permite que as empresas identifiquem quais os processos que mais contribuem para a sua pegada de carbono. Ao identificar essas áreas, as empresas podem priorizar as mudanças que terão maior impacto na redução das emissões de carbono. Para além disso, a ferramenta permite acompanhar o histórico de emissões ao longo do tempo e compará-lo com os dados de benchmarking, estabelecidos com base em outras empresas que participam no Compromisso Verde. 

Com base nas análises geradas pela plataforma, as empresas podem definir objetivos específicos e desenvolver planos de ação voluntários e ajustados à sua realidade, promovendo uma cultura de produção e consumo mais sustentável e com menor impacto ambiental. Esta flexibilidade na definição de metas permite que as empresas avancem ao seu próprio ritmo, ao passo que melhoram a sua competitividade no mercado. 

O Centro Tecnológico do Calçado (CTCP) e a APICCAPS colaboram com as empresas na implementação destas ferramentas, oferecendo o suporte técnico e estratégico para que as empresas do cluster do calçado possam adotar estas práticas de forma eficaz. Estas instituições, com experiência e competências nestas áreas, colaboram com diversas empresas, ajudando-as a monitorizar e a reduzir as suas emissões de carbono, contribuindo para um futuro mais sustentável e competitivo.

Para mais informações, contacte-nos através do e-mail [email protected].

Data Publicação: segunda-feira, 30 de setembro de 2024
658

Voltar