Queda na produção mundial de calçado
Em 2023, a produção mundial de calçado diminuiu 6% para 22,4 mil milhões de pares, o ponto mais baixo de uma década, se descontarmos os anos pandémicos de 2020 e 2021.
Houve uma perda de 1,5 mil milhões de pares, na sequência de uma queda no consumo nos principais mercados, representados pelos Estados Unidos (-749 milhões de pares), China (-398 milhões de pares) e União Europeia (-399 milhões de pares). No ano passado, foram exportados 14 mil milhões de pares a nível mundial, o que representa um decréscimo de 9,1% em relação ao período anterior. Apesar do declínio de 6,1% no valor das exportações, os 168 mil milhões de dólares registados em 2023 foram o segundo nível mais elevado de que há registo.
A indústria do calçado continua a estar fortemente concentrada na Ásia, onde são produzidos 9 em cada 10 pares de sapatos, o que resulta numa quota de 87,1% do total mundial.
A China é o maior produtor mundial de calçado, produzindo 12,3 mil milhões de pares em 2023 e capturando quase 55% da quota de mercado global. A Índia aumentou a sua quota, sendo agora responsável por 11,6% do total mundial.
Ásia representa mais de metade do consumo mundial
Em 2023, o consumo da Ásia representou mais de metade (54,7%) do total mundial, um aumento da quota registada por este continente no ano anterior. Seguem-se a Europa e a América do Norte com quotas de 13,9% e 13,4%, respetivamente.
O consumo de calçado per capita varia entre 1,5 pares em África e 4,6 pares na América do Norte. A China continua a ser o principal consumidor de calçado, embora a sua quota no total mundial tenha diminuído ainda mais, situando-se atualmente em 17,1%. O consumo nos Estados Unidos registou uma redução significativa, tendo o país perdido a segunda posição alcançada no ano anterior e trocado de lugar, mais uma vez, com a Índia.
A União Europeia, quando considerada como uma região, representa o terceiro maior mercado consumidor de calçado, com 1948 milhões de pares consumidos em 2023.
Um revés significativo para as exportações de calçado em 2023
As exportações globais de calçado ascenderam a 14 mil milhões de pares e 168 mil milhões de dólares em 2023, o que implica uma diminuição anual de 9,1% e 6,1% nos volumes transacionados e no valor das transações, respetivamente.
Ao longo da última década, excluindo 2020, o volume anual de exportação flutuou entre 14 e 16 mil milhões de pares, sem tendência discernível a longo prazo. Em comparação, o valor das exportações em 2023 subiu para atingir 168 mil milhões de dólares, o segundo nível mais elevado de que há registo e que corresponde a um aumento de 24% quando comparado com os níveis de 2014.
Em meio a esse cenário desafiador, os países asiáticos consolidaram o seu domínio no comércio global de calçado, com a sua participação coletiva subindo para 84,6% de 83,9% em 2022. Em contrapartida, a quota da Europa contraiu-se ligeiramente para 12,8%.
A China destaca-se como a fonte de 63,3% do total de exportações, aumentando de 61,3% em 2022. O Vietname ocupa um distante segundo lugar, com 9,5%, seguido da Indonésia, com 3,2%. Estes três países, em conjunto, representam mais de três quartos das exportações mundiais de calçado.
Preço médio de exportação mundial mantém uma tendência ascendente, atingindo os 12 dólares
O preço médio de exportação por par de calçado atingiu 12 dólares em 2023, representando um aumento de 3,2% em relação a 2022, um aumento substancial de 38,8% na última década. Ao longo dessa década, o calçado em têxtil registou a valorização mais substancial dos preços, com um aumento notável de 65%. Os preços do calçado de couro registaram um aumento modesto de 24% durante o período.
Calçado de couro lidera as exportações em valor, mas a borracha e o plástico lideram em volume
Quando se considera o valor das exportações, o calçado de couro representa 38% do valor total devido ao seu preço médio mais mais elevado. Em termos de volume de calçado exportado, o calçado de borracha e plástico ocupa a primeira posição, sendo responsável por metade das exportações globais.
Sobre o World Footwear
A APICCAPS, Associação Portuguesa de Calçado, acaba de publicar a 14ª edição do seu World Footwear Yearbook, lançado em 2011. O Anuário analisa as tendências mais importantes da indústria mundial de calçado. A disponibilidade de dados para 2023, tanto em quantidade como em valor, permite posicionar os principais atores em termos de produção, consumo, exportações e importações. Esta publicação inclui ainda uma análise específica de 84 mercados diferentes, bem como aborda a evolução dos principais players mundiais do setor.
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