No âmbito da agenda FAIST – Fábrica Ágil, Inteligente, Sustentável e Tecnológica, realiza-se, nos dias 18 e 19 de novembro, no Palácio da Bolsa, no Porto, uma conferência dedicada à reflexão sobre o futuro da indústria do calçado e às transformações que estão a moldar um setor estratégico para a economia portuguesa e europeia.
Sob o lema ‘Welcome to the Industry of the Future’, a conferência reúne representantes da indústria, do meio académico e de instituições públicas para analisar e debater os desafios e oportunidades associados à digitalização, à sustentabilidade e à inovação tecnológica.
Será um ponto de encontro e inspiração para os que acreditam que o futuro da indústria do calçado passa pela conjugação entre tecnologia, talento e tradição.
Um evento que marca a apresentação pública dos resultados do FAIST, um dos maiores investimentos de sempre da indústria do calçado em Portugal. Com o apoio do PRR, o cluster investiu mais de 50 milhões de euros em automação, robótica e sustentabilidade, para que o setor seja um dos mais modernos e competitivos do mundo.
“A Europa não pode ser apenas o mercado de consumo; tem de ser um polo de produção inteligente, sustentável e tecnologicamente avançado”, refere Luís Onofre, presidente da APICCAPS, apontando que “a competitividade constrói-se com talento, conhecimento e valor acrescentado”.
“Portugal é exemplo dessa visão. Temos mostrado que é possível produzir calçado de excelência, respeitando o ambiente, valorizando as pessoas e investindo em tecnologia. Queremos que este debate inspire outros países europeus a seguirem o mesmo caminho”, aponta.
Anualmente são produzidos cerca de 24 mil milhões de pares de sapatos, com 90% do fabrico concentrado na Ásia, uma dependência que “não é razoável nem sustentável”. “A Europa precisa de assumir a sua responsabilidade e o seu potencial enquanto referência de qualidade, inovação e ética na produção”, diz.
O programa para os dois dias da conferência – que debaterá temas como robótica, automação ou inteligência artificial – inclui sessões temáticas e visitas técnicas a empresas de referência nos setores de calçado e componentes, proporcionando um espaço de partilha de conhecimento e de contacto direto com soluções industriais inovadoras.
Quanto ao programa, no jantar de dia 18 será ainda celebrado o 50.º aniversário da APICCAPS, com homenagens às instituições que mais contribuíram para o desenvolvimento sustentado do setor do calçado e artigos de pelo em Portugal.
INSCREVA-SE AQUI NA CONFERÊNCIA.
