Notícias

Apple of Eden lança 1º Relatório de Sustentabilidade

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024
Apple of Eden lança 1º Relatório de Sustentabilidade

A Apple of Eden, uma marca de calçado de senhora, acaba de lançar o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, marcando um compromisso inovador com a responsabilidade ambiental e social. Este documento, em conformidade com a norma GRI (Global Reporting Initiative), destaca os esforços da empresa para promover práticas sustentáveis.

Esta foi uma das primeiras empresas do calçado a promover o desenvolvimento de um Relatório de Sustentabilidade, um documento que inclui as informações não financeiras da Apple of Eden, oferecendo uma análise abrangente das suas ações nos domínios ambiental, social e de governança (ESG) ao longo de 2022, de 1 de janeiro a 31 de dezembro.

A empresa destaca a importância do relatório como uma ferramenta crucial para avaliar o estado atual das suas práticas empresariais. Estabelece um ponto de partida para a estratégia ESG da Apple of Eden, partilhando a consciencialização sobre sustentabilidade e os principais impactos com clientes, colaboradores, parceiros e partes interessadas.

Resultado de um extenso processo, envolvendo colaboradores e parceiros da empresa, além de uma cuidadosa avaliação de materialidade, este relatório proporciona uma visão transparente do desempenho da Apple of Eden nas áreas-chave ESG. Dividido em seis categorias - Qualidade dos produtos e serviços, Aprovisionamento responsável, Negócio responsável, Valor da força de trabalho, Responsabilidade social e Desempenho económico - o documento destaca o compromisso integral da empresa com práticas éticas.

Nelson Gomes, CEO da Apple of Eden, expressa entusiasmo. "É com grande satisfação que partilhamos o nosso primeiro Relatório de Sustentabilidade, sublinhando o nosso compromisso inabalável com um futuro mais ecológico e ético. Na Apple of Eden, acreditamos que estilo e sustentabilidade podem coexistir harmoniosamente, e este relatório é um testemunho dos nossos esforços contínuos para criar um impacto positivo."

A empresa reforça o seu compromisso em melhorar continuamente nas áreas de bem-estar dos colaboradores, práticas laborais e requisitos ambientais, delineando um roteiro de sustentabilidade a curto e longo prazo.

O bem-estar dos nossos colaboradores, a proximidade e o elevado padrão de práticas laborais na cadeia de abastecimento, a qualidade e os requisitos ambientais para produzir os nossos sapatos não são questionáveis, são o cerne do nosso negócio. Mas a viagem não termina aqui, estamos motivados para continuar a melhorar o nosso desempenho nestes tópicos, e é por isso que delineámos um roteiro de sustentabilidade a curto e longo prazo" refere este dirigente.

A Apple of Eden destaca a importância de envolver as partes interessadas e encoraja o setor do calçado a explorar o relatório. O objetivo é unir forças numa jornada partilhada rumo a um futuro mais sustentável e responsável para a indústria do calçado. 

O relatório de sustentabilidade completo está disponível para visualização no site oficial da Apple of Eden (aceder AQUI ).

Esta preocupação no setor não é exclusiva da Apple of Eden. Outras empresas também já estão a fazer este caminho, sendo que recentemente a empresa Carité divulgou o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade (mais informações AQUI) e o CTCP está a trabalhar com várias outras empresas nesta área.


CTCP apoia as empresas na elaboração de Relatórios de Sustentabilidade

O CTCP apoia as empresas na realização de Relatórios de Sustentabilidade, promovendo a transparência e o compromisso com a sustentabilidade ambiental e social. Para mais informações, por favor, contactar Rui Moreira ([email protected])

O CTCP promove os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030

671

Voltar