Notícias

WEBINAR: Sinergias na Cadeia de Valor - Couro, Componentes e Calçado

Inscrições a decorrer

quinta-feira, 4 de abril de 2024
9 abril | 18h00 | inscrições a decorrer
WEBINAR: Sinergias na Cadeia de Valor - Couro, Componentes e Calçado

A sustentabilidade na indústria do calçado tem sido uma preocupação crescente, especialmente em relação ao impacto ambiental do couro. O projeto BioShoes4All desafia a ideia convencional de que o couro é sempre menos sustentável, quando comparado com alternativas derivadas do petróleo, como por exemplo o poliuretano. Deste modo, o projeto propõe uma nova abordagem que considera toda a cadeia de produção, desde a criação dos animais até ao processamento final do couro, ambicionando não só melhorar o processo de curtimenta de forma a torná-lo mais ecológico, mas também promover práticas sustentáveis na produção animal, resultando em peles de alta qualidade com um histórico de sustentabilidade verificável.

Além disso, o projeto está a estabelecer colaborações estratégicas entre a indústria agro-alimentar e a indústria do calçado, visando a utilização de subprodutos que, de outra forma, teriam pouco valor comercial. Estes esforços conjuntos estão a abrir caminho para o desenvolvimento de novos materiais inovadores para calçado, como alternativas ao couro tradicional, que são tanto sustentáveis quanto economicamente viáveis.

Neste contexto, no âmbito do projeto BioShoes4All, o CTCP vai promover um webinar designado por "Sinergias na Cadeia de Valor - Couro, Componentes e Calçado", no próximo dia 9 de abril (terça-feira), às 18h00. Nesta sessão online, serão discutidos os esforços para estabelecer uma rede de stakeholders e práticas que permitam rastrear o couro, atribuindo às peles um histórico de sustentabilidade e a necessidade de adaptações específicas nos sistemas de análise de sustentabilidade da produção de carne para a produção de couro, garantindo a qualidade e sustentabilidade em todas as fases do processo. Além disso, serão exploradas novas colaborações interindustriais para desenvolvimento de novos materiais mais ecológicos para calçado. O evento culminará numa sessão de debate aberta, permitindo a interação entre oradores e participantes para discussão e esclarecimento de dúvidas.

A sessão online decorrerá de acordo com o seguinte programa:

18h00 -  Abertura da sessão | Maria José Ferreira, CTCP
18h15 - Sinergias na Cadeia de Valor - Couro, Componentes e Calçado | Maria Manuela Pintado, Universidade Católica Portuguesa
19h15 - Perguntas e respostas
19h30 - Encerramento 

Oradora
Maria Manuela Pintado
Licenciou-se em Ciências Farmacêuticas pela Universidade do Porto e doutorou-se em Biotecnologia pela Universidade Católica Portuguesa. Enquanto professora associada na Escola Superior de Biotecnologia trabalha na interface da Microbiologia com a Saúde. Tem desenvolvido numerosos projetos de I&D+I (com empresas e instituições científicas nacionais e internacionais) nas áreas da valorização de subprodutos e resíduos, produção e caracterização de compostos bioativos, alimentos funcionais e antimicrobianos naturais. É Diretora do Centro de Investigação CBQF - Centro de Biotecnologia e Química Fina.

Moderadora
Maria José Ferreira
Diretora de Investigação e Qualidade no CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portugal e coordenadora do projeto BioShoes4All.

Inscrições
A participação no webinar é gratuita, mas carece de inscrição prévia AQUI.



349

Voltar