É a quarta convidada em representação do CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal para o podcast da APICCAPS, depois dos episódios com Luísa Correia, diretora-geral; Maria José Ferreira, diretora de Investigação; e Florbela Silva, diretora de Inovação e Fabrico Digital.
‘Please, Take off Your Shoes’ é um espaço de partilha e conversa que debate o presente e projeta o cluster, e Vera Vaz Pinto, responsável pelo departamento de Investigação Colaborativa e Políticas Sustentáveis do CTCP, escolheu, claro, calçado português.
Ao longo da conversa com Cláudia Pinto, da APICCAPS, abordou os princípios da sustentabilidade aplicada ao setor do calçado. “Uma utilização contínua do sapato é importante e o tipo de materiais usados, onde e por quem é produzido… tudo são componentes da sustentabilidade. Um produto tem de ser pensado, desde o início, para o consumidor, que está mais atento, exigente e sabe o que quer”, enaltece.
A importância da matéria-prima escolhida para produzir o sapato “é a base”. “Se pensarmos no impacto ambiental, grande parte – 60, 70 ou 80% – está nos materiais. A seleção dos materiais utilizados, duráveis e com menor impacto ambiental na sua produção e nos processos é o passo inicial para desenvolvermos o calçado. Serem materiais duráveis é fundamental”.
Vera Vaz Pinto afirma que “não interessa um produto ter baixo impacto ambiental e não durar”. “É preciso encontrar um equilíbrio, como no couro, que é um material biológico, durável e multifacetado”, prossegue.
OUÇA O EPISÓDIO AQUI