Notícias

Mata obtém Certificação Ambiental

terça-feira, 16 de abril de 2024
Empresa assume compromisso rumo à sustentabilidade
Mata obtém Certificação Ambiental

A Fábrica de Calçado da Mata, Lda, empresa fundada em 1988, especialista na produção de calçado para homem, de gama média/alta, acaba de certificar o seu Sistema de Gestão Ambiental, marcando um passo significativo na sua caminhada rumo à sustentabilidade. A decisão de apostar nesta certificação reflete não apenas o compromisso da empresa com a preservação ambiental, mas também a sua visão estratégica de se posicionar como um parceiro preferencial num mercado global cada vez mais atento às questões ambientais.

Ao ser questionada sobre os motivos que levaram a empresa a investir na certificação ambiental, Sónia Santos, Responsável de Recursos Humanos, Certificação e Qualidade, destacou dois fatores fundamentais. Por um lado, a procura por uma vantagem competitiva no mercado global, onde a preocupação ambiental desempenha um papel crescente na recolha de parceiros comerciais. Por outro, a antecipação da procura por empresas certificadas por parte de alguns clientes, evidenciando a necessidade de adaptação às exigências do mercado.

Para esta responsável a implementação do Sistema de Gestão Ambiental na Mata resultou em diversas vantagens tangíveis. "A empresa pôde identificar detalhadamente as práticas e materiais que mais impactavam o meio ambiente, permitindo o desenvolvimento de alternativas mais sustentáveis. Além disso, houve um aumento da consciencialização entre os colaboradores, impulsionando uma cultura de melhoria contínua e responsabilidade ambiental em todas as áreas da empresa."

Para a Fábrica de Calçado da Mata esta certificação representa muito mais do que um selo de qualidade, marca uma nova fase na vida da empresa.

"Esta certificação traz uma vantagem competitiva grande para a empresa, podendo posicionar-se no mercado de maior valor acrescentado. Também fornece todo um conjunto de informação, sobre as questões do impacto ambiental das nossas práticas de produção, servindo para sustentar o nosso perfil no âmbito ESG, ferramenta que será crucial num futuro próximo, a nível do relacionamento com todos os parceiros da empresa" afirma.

Sónia Santos realça a importância do envolvimento de toda a equipa neste processo. "O facto de cada colaborador perceber que as suas atitudes individuais contribuem, diariamente, para a manutenção e melhoria de todo o sistema ambiental, permite aumentar o grau de responsabilização e coesão de toda a força laboral."

Sónia Santos, que acompanhou todo o processo de implementação da norma até à sua certificação, destaca o papel do CTCP como "um parceiro essencial ao longo de todo este processo, não só através do acompanhamento minucioso de todo o plano de trabalho, apresentado inicialmente, mas também com toda a capacidade legal e técnica na apresentação de soluções para resolver as não conformidades que foram sido detetadas. A metodologia de trabalho apresentado pelo CTCP, com a inclusão da realização de uma auditoria interna, para auferir o grau de compromisso da empresa com esta certificação, permitiu perceber, com algum grau de certeza se a empresa estaria preparada para a auditoria externa final, e ultimar as melhorias contínuas que foram sendo implementadas, tornando todo o processo de certificação mais eficaz e eficiente" conclui.

Com a obtenção desta certificação, a Mata Calçado marca uma nova fase na sua trajetória, reafirmando o seu compromisso com a sustentabilidade e a excelência ambiental.

1225

Voltar