Notícias

Carité divulga Relatório de Sustentabilidade

Novo serviço no CTCP

quinta-feira, 19 de outubro de 2023
Carité divulga Relatório de Sustentabilidade

A empresa Carité divulgou, no início do mês de outubro, o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade referente à atividade do ano de 2022 de modo a comunicar às suas partes interessadas os seus processos de gestão e o seu desempenho nos domínios da sustentabilidade ambiental e de responsabilidade social.

O Relatório de Sustentabilidade da Carité (http://www.carite.pt/Files/relat-sustent-carite-vfinal.pdf) foi elaborado com a colaboração do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, no âmbito do Projeto Erasmus+ DIA-CVET, e estruturado de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative, organismo internacional que estabelece linhas orientadoras para a elaboração de Relatórios de Sustentabilidade.

Neste documento, a empresa comunica para as partes (clientes, trabalhadores, fornecedores, comunidade local, entidades financeiras, entidades públicas) os seus processos de gestão e organização mais relevantes e a sua atividade e desempenho nos domínios Ambiental e de Responsabilidade Social.

A publicação recente da Diretiva EU 2022/2464 ("Diretiva CSRD") de dezembro de 2022 (https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:32022L2464) determina a obrigatoriedade de reporte da Sustentabilidade das empresas, mas, numa primeira fase, para grandes empresas e, posteriormente, para PMEs cotadas.

O Pacto Ecológico Europeu, apresentado pela Comissão Europeia, introduz iniciativas para dinamizar investimentos sustentáveis o que deverá implicar uma comunicação estruturada e consistente da atividade, desempenho ambiental e social e dos riscos correspondentes do investimento das PMEs junto de entidades financiadoras. A utilização de Relatórios de Gestão tradicionais, suportados em informação económico-financeira torna-se, deste modo, insuficiente para comunicar o desempenho da empresa e para avaliar os riscos ambientais e sociais do investimento.

Cada vez mais na relação entre empresas de maior e menor dimensão e no acesso a investimentos, será determinante a existência de informação ambiental, social e de governança que demonstre uma gestão eficaz de riscos e suporte a estratégia de sustentabilidade das PMEs.


O Valor Estratégico do Relatório de Sustentabilidade na Indústria do Calçado

Para a generalidade das empresas da fileira do calçado a elaboração de Relatório de Sustentabilidade não é requisito legal, mas pode trazer vantagens significativas:

- Demonstrar o compromisso da empresa com a sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e transparência de gestão;

- Melhorar a reputação da empresa junto das partes interessadas;

- Dar a conhecer, junto de entidades investidoras, os riscos da atividade e dos investimentos projetados pela empresa no domínio ambiental e social, para além do domínio económico-financeiro;

- Induzir a melhoria de desempenho da empresa de modo sustentável nos domínios económico-financeiro, ambiental e social.

O CTCP apoia as empresas na realização de Relatórios de Sustentabilidade, promovendo a transparência e o compromisso com a sustentabilidade ambiental e social. Para mais informações, por favor, contactar Rui Moreira ([email protected])

O CTCP promove os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030

1251

Voltar