Notícias

CTCP Podcast: LCR - Termoplásticos de origem biológica

Novo episódio

quarta-feira, 3 de abril de 2024
Novo episódio
CTCP Podcast: LCR - Termoplásticos de origem biológica

A LCR - Luz Costa & Rodrigues é uma empresa familiar que iniciou a sua atividade há quase 60 anos, sendo um exemplo inspirador de inovação e adaptação ao longo do tempo. Fundada em 1965, a empresa começou como uma serração de madeira, mas soube navegar pelas mudanças do mercado e transformar-se numa referência no fabrico de perfis e vedantes. 

A diversificação da sua gama de produtos levou a LCR a desenvolver soluções para a indústria automóvel e saúde em 1994, e a responder às necessidades do setor da construção em 1996 com perfis rígidos. 

Mais recentemente, decidiu dar um passo a jusante na sua cadeia de valor através da aquisição de uma nova unidade fabril e deu início à composição de materiais termoplásticos através da criação de uma nova marca COBLEX, também com o intuito de abranger novos setores de atividade. Foi nesse momento que a LCR/COBLEX expandiu o seu alcance para a indústria do calçado, fabricando PVC e TR. Atualmente, 90% do volume de negócios da empresa está dedicado a esta área, traduzindo o seu compromisso e especialização no setor.

No contexto do projeto BioShoes4All, a LCR/COBLEX está a inovar com o desenvolvimento de uma linha de PVC de origem biológica, alcançando mais de 95% de base biológica nos seus produtos. Atualmente em fase de testes, estes produtos têm mostrado resultados promissores e a empresa está confiante que em breve estarão disponíveis no mercado. Paralelamente, a LCR/COBLEX está a expandir a sua linha de materiais reciclados, já comercializando PVC com 30% de material reciclado e com a ambição de aumentar ainda mais esta percentagem.

Junte-se a nós neste 24º episódio, onde tivemos o prazer de conversa com Tânia Carvalho, e descubra mais sobre este e outros desenvolvimentos que a empresa está a implementar no âmbito deste projeto!


Oradora
Tânia Carvalho, licenciada em Economia pela Universidade de Coimbra, mestre em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais pelo ISEG, Contabilista Certificada e pós graduada em Administração de Insolvências e Recuperação de Empresas pelo ISCAC. Teve várias experiências profissionais antes de integrar oficialmente a Luz Costa & Rodrigues há mais de 10 anos, assumindo-se como a terceira geração desta empresa.


Siga-nos nas plataformas Apple Podcast, Spotify e Google Podcasts, para receber notificação sempre que lançamos novos episódios.

Este podcast foi desenvolvido no âmbito do projeto BioShoes4All - Inovação e capacitação da fileira do calçado para a bioeconomia sustentável, projeto nº11, investimento apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, na sua componente 12 - Bioeconomia Sustentável e pelos Fundos Europeus NextGeneration EU. Para mais informação consulte o website recuperarportugal.gov.pt.

Esta publicação reflete apenas as opiniões dos autores, o PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e o Fundo Europeu NextGeneration EU não podem ser responsabilizados por qualquer uso que possa ser realizado com as informações nela contida.



792

Voltar