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Calçado personalizado com estilo sofisticado

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008
Calçado personalizado com estilo sofisticado

Sendo o calçado sobretudo protagonista nos acessórios de moda femininos, o calçado masculino de gama alta está também a tornar-se fundamental para os homens elitistas que buscam conforto e exclusividade. A marca Bontoni tem apostado neste segmento, com uma qualidade elevada que combina com o preço.

Os sapatos Manolo Blahnik, Jimmy Choo e Christian Louboutin  tornaram-se “reis”, na  série televisiva  «O Sexo e a Cidade». Era só uma questão de tempo até os sapatos masculinos ganharem um estatuto semelhante.

Bontoni ainda não se transformou num epónimo, mas tendo em conta o trabalho colocado em cada par, a marca está a redefinir como poderão ser os sapatos de gama alta para homem quando o preço não é um problema.
Lewis Cutillo e o seu primo distante Franco Gazzani fundaram a Bontoni – um nome inspirado na frase francesa «bon ton», que significa uma forma ou estilo sofisticado – em 2004, enquanto estavam ambos a trabalhar em Milão como consultores farmacêuticos.

«Todos os dias Franco chegava e dizia “Lewis, precisamos de fazer alguma coisa com sapatos. O meu pai faz uns sapatos fantásticos…”», revela Cutillo enquanto abana um sapato cor de beringela tão escuro que quase parece preto. «O pai dele faz estes sapatos há anos e nunca pôs nome neles. Fazia-os apenas para familiares e amigos».

O pai e o tio de Gazzani têm uma empresa de acessórios de sapatos na região de Marche em Itália, uma área conhecida pelas suas fábricas de sapatos. A sua aventura na produção de sapatos, contudo, era apenas um passatempo. Mas assim que Cutillo viu os sapatos produzidos manualmente, concordou que tinham de transformá-los num negócio. «Foi preciso convencer o pai a vender a retalhistas, mas assim que ele concordou, decidimos investir na empresa e fazer um catálogo», conta Cutillo.

Os sapatos Bontoni, com preços que variam entre os 650 e os 1.000 Euros por par, são agora vendidos em meia dúzia de lojas exclusivas nos EUA, incluindo na Bergdorf Goddman. Porquê preços tão elevados? Cada etapa do processo demora bastante tempo e é um trabalho de precisão. São precisas 12 semanas para tingir a pele no tom que caracteriza cada par Bontoni.

Também fazem sapatos por encomenda, com um preço mínimo de 800 €  por par, assim como sapatos especialmente adaptados ao pé do cliente. Os sapatos que requerem três medidas (em Itália) têm o preço base de 3000 Euros por par e podem atingir os 8000 Euros para peles mais exóticas, como a de crocodilo. O negócio de sapatos por encomenda é particularmente dinâmico em Boston, segundo Cutillo, uma vez que alguns dos clientes locais têm pés muito grandes.

«Há um jogador no Celtics que tem mais de 10 pares», revela Cutillo, embora sem dar nomes. Um dos donos do Celtics encomendou recentemente sete pares de Bontoni.

Tão refinado como a sua clientela, Cutillo, no entanto, não trabalha num qualquer escritório chique. O seu escritório é o seu computador portátil. Embora faça apresentações junto de um potencial cliente e participe em salões em Nova Iorque, São Francisco e Chicago para clientes e retalhistas, é mais fácil encontrá-lo no Starbucks, a teclar no computador. Ele orgulha-se de manter a sua empresa pequena e elitista.

Nos sapatos feitos por encomenda, o nome do cliente é gravado em cada sola. Cutillo conta a história de um casal que encomendou um par de Bontoni para o noivo usar no casamento: «A mulher estava a assinar a encomenda e disse “Quero que o nome dele esteja num sapato e o meu no outro”. Perguntei-lhe porquê, e ela disse “por duas razões – a primeira, porque quando ele estiver ajoelhado no altar, toda a gente vai ver, e segundo, porque se alguma vez nos divorciarmos, eu fico com o sapato que tem o meu nome”».
Nem a protagonista do “Sexo e a Cidade”, Carry Bradshaw, diria melhor.

Fonte: Portugal Têxtil, 07.Fev.08
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