Notícias

WEBINAR: Lean Robotics - Abordagem à Implementação do 4.0 na Indústria

quarta-feira, 10 de abril de 2024
18 abril | 14h30 | inscrições a decorrer
WEBINAR: Lean Robotics - Abordagem à Implementação do 4.0 na Indústria

O Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) tem o prazer de convidar todos os interessados a participar no webinar " Lean Robotics: Abordagem à Implementação do 4.0 na Indústria”, que se realizará no âmbito do projeto ShoeDigInov. Este evento online será realizado no próximo dia 18 de abril (quinta-feira), às 14h30.

Lean Robotics é uma abordagem que combina os princípios do Lean Manufacturing com a tecnologia para otimizar processos industriais, eliminando desperdícios, aumentando eficiência e promovendo a melhoria contínua dos processos. Esta abordagem impulsiona a produtividade e permite uma adaptação rápida às mudanças do mercado. As empresas do setor podem beneficiar com a automação de tarefas repetitivas, flexibilidade na produção, controle de qualidade preciso, redução do tempo e otimização do espaço, resultando numa maior eficiência na produção e maior capacidade de responder às exigências dos mercados. Para saber como convidamos a juntar-se a nós neste webinar, onde exploraremos a aplicação do Lean Robotics e a integração do conceito 4.0 na indústria e como pode otimizar os processos, aumentar a eficiência e impulsionar a competitividade no mercado atual.

A sessão decorrerá de acordo com o seguinte programa:
14h30 - Abertura CTCP – Rui Moreira, CTCP
14h40 - Lean Robotics: Abordagem à Implementação do 4.0 na Indústria, Francisco Cunha
15h20 - Apresentação do Estudo ShoeDigInov “Lean Robotics” - Alexandra Saraiva, CTCP
15h30 - Debate
16h 00 - Encerramento

Oradores:
Francisco Cunha
Consultor Lean há 10 anos, lidera equipas industriais em projetos de melhoria de processos. É Mestre em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro, tendo-se especializado e desenvolvido sempre a sua atividade em Produção, Logística e Supply Chain. Desempenhou funções de Engenheiro de Logística na Bosch Security Systems (indústria eletrónica) e de Supervisor de equipa na Parfois (retalho de moda), até que entra na consultoria em Lean Manufacturing pelo Actio Consulting Group. Durante esse período, desenvolveu e liderou projetos em empresas de setores como o automóvel, plásticos, eletrónica, alimentar, metalomecânica, têxtil, vidro, entre outros, obtendo resultados na transformação ou otimização do desempenho organizacional. O portefólio de ferramentas em que tem experiência é de cariz diverso, sendo as principais: Value Stream Mapping, Fluxo peça-a-peça, Sistema Puxado, Abastecimento normalizado, 5S, SMED, Resolução Estruturada de Problemas, A3, Gemba Kanri, Swim Lane e TPM. Há 6 anos decide abrir atividade própria, mantendo a implementação das ferramentas referidas, mas focando também a sua intervenção na implementação de soluções Lean com recurso a tecnologias da Indústria 4.0.

Alexandra Saraiva
Consultora e formadora nas áreas de planeamento, métodos e tempos, gestão de stocks e organização produtiva no CTCP. Possui experiência na implementação de projetos Lean e Kaizen em empresas do setor do calçado e na coordenação e operacionalização de equipas de melhoria.

Inscrições
A participação no webinar é gratuita, mas carece de inscrição prévia AQUI.

Este webinar é desenvolvido no âmbito do projeto ShoeDigInov (medida RE-C05-i02-Missão Interface).


375

Voltar