Notícias

Roteiro para a Descarbonização apresentado em Felgueiras

Semana da Descarbonização

Roteiro para a Descarbonização apresentado em Felgueiras

Tratou-se do momento mais aguardado da Semana da Descarbonização. Nas instalações de Felgueiras do CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, foi apresentado o Roteiro para a Descarbonização da Fileira do Calçado, no dia 4 de novembro, um documento estratégico e orientador para as empresas do cluster, quanto ao caminho a construir rumo à descarbonização.

A sessão contou com a presença de representantes de empresas, entidades públicas e governamentais, e especialistas em sustentabilidade. Este Roteiro para a Descarbonização, desenvolvido pelo CTCP em parceria com a RdA Climate Solutions, traça as ações com vista à redução das emissões de GEE – gases com efeito de estufa nas principais áreas da fileira: calçado, marroquinaria e componentes.

Pegada de carbono, eficiência energética, produção de energia renovável e economia circular e sustentabilidade foram alguns dos temas debatidos e esmiuçados pelos oradores.

A abertura coube a Luísa Correia, diretora-geral do CTCP, seguindo-se uma intervenção de Bruno Veloso, vice-presidente da ADENE – Agência para a Energia que visou a transição energética na indústria.

Quanto à apresentação do Roteiro, foi conduzida por Joana Soares (CTCP) e Tiago Gaio (RdA Climate Solutions), que detalharam objetivos, metodologias e resultados. Já Rui Moreira (CTCP) apresentou a Carta de Princípios e o Selo de Descarbonização, iniciativas que visam reconhecer e incentivar o compromisso das empresas com práticas sustentáveis.

Pedro Semblano, gestor de projetos do IAPMEI, encerrou a sessão, reforçando o apoio institucional à transformação do setor, seguindo-se uma visita à exposição com alguns dos resultados do projeto BioShoes4All patente no CTCP de Felgueiras.

Este Roteiro para a Descarbonização esteve em consulta pública durante o mês de setembro, permitindo o contributo dos vários stakeholders e empresários do cluster do calçado, marroquinaria e artigos de pele. Uma abordagem coletiva e colaborativa que visou garantir que as soluções propostas sejam eficazes, inclusivas e adaptadas à realidade das empresas.

O documento representa um contributo decisivo no posicionamento do cluster português do calçado enquanto referência internacional em sustentabilidade e inovação.


Data Publicação: sexta-feira, 7 de novembro de 2025
369

Voltar