Notícias

Resultados do BioShoes4All apresentados no Dia Aberto da Inovação da ERT

Torre da Oliva, São João da Madeira

Resultados do BioShoes4All apresentados no Dia Aberto da Inovação da ERT

No Dia Aberto da Inovação, promovido pela ERT, no dia 23 de janeiro, foram apresentados alguns dos resultados originários da agenda BioShoes4All, desenvolvidos pela empresa organizadora, que representa o maior investimento da história na indústria portuguesa do calçado e marroquinaria, coordenada pelo CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal.

Além da exposição patente na Torre da Oliva, em São João da Madeira, Maria José Ferreira, diretora de Investigação do CTCP e coordenadora do BioShoes4All, fez uma apresentação intitulada Bioeconomia e Circularidade: Calçado do Futuro.

Um dia focado na inovação, através de um evento dedicado à divulgação de resultados e desenvolvimentos dos projetos de investigação da ERT em curso. Participaram investigadores de entidades parceiras da empresa de São João da Madeira, tendo sido promovidas flash talks impactantes sobre novas tecnologias.

Foram também apresentadas as mais recentes tendências da economia circular, novos materiais e digitalização de processos, que permitiu aos visitantes explorarem tecnologias emergentes e compreenderem a forma como as mesmas estão a transformar vários setores da indústria, como o do calçado ou o têxtil.

Relativamente à exposição de produtos desenvolvidos no âmbito da agenda BioShoes4All, estiveram patentes palmilhas em bio TPU com 60% de conteúdo biobased e 75% para utilização em palmilhas planas e palmilhas ortopédicas, respetivamente.

Quanto aos reciclados, estando a ERT a reutilizar e a reaproveitar os desperdícios de EVA, moendo-a e formando um aglomerado, com uma cola específica e água, foram exibidos os aglomerados em chinelo de interior e flip-flop, que despertaram particular atenção dos visitantes.

Recorde-se que a ERT integra o consórcio de empresas que constituem a agenda BioShoes4All, numa vertente direcionada para sistemas de poliuretano de base bio, encontrando-se a desenvolver dois modelos de calçado de interior que valorizam os resíduos de EVA. Saiba mais AQUI.

Segundo David Macário, diretor de Inovação do Grupo ERT, as solas de EVA reciclado já têm um custo inferior às de EVA virgem.


Data Publicação: segunda-feira, 26 de janeiro de 2026
7

Voltar