Notícias

Primeira atividade de aprendizagem e formação para professores decorreu em Portugal

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023
Projeto Erasmus+ - Shoes Your Life
Primeira atividade de aprendizagem e formação para professores decorreu em Portugal

Entre os dias 24 e 26 de janeiro, realizou-se a primeira atividade de formação internacional do consórcio Shoes Your Life (SYL), financiada pela Comissão Europeia. As atividades foram organizadas pelo Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) e pelo Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior (AEOJ), com a participação de professores e técnicos especializados da Bélgica, Itália, Portugal e Roménia.

A iniciativa visou formar professores nas novas metodologias de educação digital que podem atrair a Geração Z para prosseguir carreiras baseadas no STEAM, e fornecer-lhes as competências necessárias para contribuir para a transformação e modernização da indústria 4.0 na Europa. Esta foi a primeira oportunidade para testar a aplicação de Realidade Virtual que o consórcio SYL desenvolveu a fim de atrair os jovens para a educação STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

O programa educacional Shoes Your Life Virtual Reality consiste numa aplicação com 8 módulos educativos que abrangem tópicos incluindo novas tecnologias, design gráfico, química e património histórico centrado nas indústrias tradicionais.

Professores e técnicos envolvidos nesta atividade participaram em workshops sobre formação digital para o envolvimento de jovens, Realidade Aumentada e Realidade Virtual na educação, sustentabilidade, criatividade e inovação, novas tecnologias e Indústria 4.0.  Para além de workshops os participantes tiverem oportunidade de conhecer o trabalho do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, em especial das atividades relacionadas com a Educação STEAM (robótica, teatro, música, química e ambiente), bem como do Centro tecnológico, nomeadamente na área dos FabLab e inovação produtiva.

Para explorar exemplos de boas práticas de cooperação virtuosa entre autoridades locais, parceiros empresariais e científicos/tecnológicos e empresas em especial  do setor do calçado, foi também incluído, neste programa, visitas guiadas ao Museu do Calçado em São João da Madeira e à Companhia de Equipamentos Industriais (CEI) e à empresa Luis Onofre.

Na CEI, os participantes tiveram oportunidade de conhecer uma iniciativa que esta empresa criou, recentemente, em conjunto com a Associação Comercial e Industrial de S. João da Madeira (ACISJM), o primeiro Laboratório Colaborativo de Robótica do país. Esta nova unidade prevê que os jovens trabalhem com equipamentos industriais doados por empresas, ficando assim em contacto com novas tecnologias e permitindo aos alunos adquirir experiência em contexto de trabalho, assim como novas oportunidades de inserção no mercado, sem impedir o ingresso no ensino superior. Assim, esta ação permite que sejam criadas sinergias entre indústria, professores, formadores e escolas, uma vez que garante recursos tecnológicos às entidades formativas sem que elas tenham um custo financeiro.

Já no Museu do Calçado, foi apresentada a exposição “Tendência ou Futuro? Calçado e Sustentabilidade”, que conta com a parceria do Centro Tecnológico do Calçado e da APICCAPS. Esta exibição evidencia projetos, produtos, materiais e ações inovadoras em direção a um futuro mais sustentável para a produção de calçado em Portugal. Tal, deve-se ao resultado da consciência ambiental e ecológica que começa a enraizar-se entre industriais, designers e consumidores.

O designer de calçado Luís Onofre, atualmente o presidente da APICCAPS e da CEC (Confederação Europeia da Indústria de Calçado), também se juntou a este projeto, abrindo as portas da empresa, onde os participantes puderam conhecer todo o processo de criação de um sapato, desde o processo criativo e desenvolvimento até à sua expedição para o mercado. Dada a natureza do projeto SYL, o empresário deu destaque a um dos seus mais recentes investimentos: a nova loja virtual 360 dos sapatos Luís Onofre. Este espaço pretende não só ser uma forma definitiva de aumentar a visibilidade da marca e a sua internacionalização, como também reproduzir essa atmosfera de glamour e elegância que é tão característica da marca. A evolução da era digital que tem vindo a verificar-se atualmente, permitiu que fosse possível a criação da experiência de uma loja física numa plataforma online, aproximando o cliente da marca, esteja ele em Portugal ou em qualquer outra parte do globo.

 


Sobre Shoes Your Life
  
O projeto Shoes Your Life (SYL) visa desenvolver uma nova abordagem educacional aos empregos STEAM e encorajar a Geração Z a escolher profissões baseadas no STEAM. Para tal, o consórcio está a desenvolver um programa educativo inovador, baseado na Realidade Virtual e centrado nas indústrias tradicionais, que destaca a modernização e transformação digital que ocorre nestes sectores. 
 
O consórcio Shoes Your Life é constituído pelo Centro Tecnológico do Calçado de Portugal - CTCP (Portugal), Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior - AEOJ (Portugal), Istituto Omnicomprensivo Rosselli-Rasetti (Itália), Colegiul National Economic Gheorghe Chitu Craiova (Roménia), byAR (Portugal) e ThinkYoung (Bélgica).

Para mais informações sobre Shoes Your Life, por favor visite: www.shoesyourlife.eu

Shoes (Choose) Your Life - A New Educational Approach to STEAM Jobs  (2021-1-PT01-KA220-SCH-000027935) cofinanciado pelo programa Erasmus+.




631

Voltar