O projeto MetaSkills4TCLF, do programa europeu Erasmus+, está a revolucionar as indústrias europeias do têxtil, vestuário, couro e calçado (TCLF). Entre 20 e 21 de janeiro, parceiros da Bélgica, Alemanha, França, Grécia, Itália, Polónia, Roménia, Suécia, Espanha, Ucrânia e Portugal reuniram-se – em Cracóvia, Polónia – para avaliarem os progressos e planearem as próximas atividades do projeto e trabalhar na modernização das indústrias em várias frentes.
Para estabelecer as bases de uma colaboração sustentada e robusta dentro das indústrias TCLF e para garantir um trabalho altamente qualificado, estão a ser criadas várias redes, de âmbito regional, nacional e europeu.
Destaca-se a rede europeia de educadores em TCLF, que promove a excelência; a rede europeia de autoridades públicas regionais que apoiam a modernização da educação em TCLF; e, por fim, o Pacto Regional de Competências em TCLF, que visa o desenvolvimento e a implementação de alianças regionais – todas têm na sua génese parcerias público-privadas.
Em conjunto, estas iniciativas visam capacitar colaboradores com as competências adequadas para as necessidades atuais e futuras.
Relativamente aos conteúdos e às ferramentas educativas, dez entidades formadoras estão a trabalhar em conjunto para colmatarem a lacuna entre o que é exigido pelas empresas e o que é lecionado no ensino profissional e superior, através da elaboração de novos e multilingues materiais de aprendizagem, como livros digitais, cursos de formação online, uma app em Realidade Aumentada e formações em Realidade Virtual.
Está a ser desenvolvido um novo Campus Virtual Europeu da Moda, uma plataforma que oferecerá aos estudantes e trabalhadores uma gama de recursos de aprendizagem não-imersivos e de acesso gratuito. Além disso, o projeto irá criar 12 laboratórios de metaverso, através dos quais será possível explorar trabalhos práticos filmados em ambiente real de trabalho do TCLF em toda a Europa, utilizando óculos de Realidade Virtual.
Os estudantes poderão aprender tanto individualmente como em modo multijogador, com um professor/tutor.
Considerando o envelhecimento dos colaboradores e o desafio em recrutar jovens trabalhadores, estão a ser desenvolvidas inúmeras atividades para aumentar a atratividade para a nova geração, através de workshops durante os períodos de férias escolares ou dias abertos em instituições de ensino. Serão ainda organizados concursos nacionais de moda nos países participantes, culminando num concurso internacional, no qual quatro finalistas serão convidados a marcarem presença na feira internacional MICAM, em Milão, Itália, para apresentarem os protótipos dos seus designs.
Por último, o projeto objetiva a integração de migrantes no mercado de trabalho. Para tal, está a ser desenvolvida uma ferramenta online de apoio à identificação, validação e reconhecimento precoce dos migrantes, através da criação de perfis e currículos multilingues e acessíveis, permitindo e fomentando uma comunicação mais transparente, uma integração mais fluída no mercado de trabalho e uma correspondência mais eficaz entre competências, necessidades de formação e oportunidades de emprego em toda a Europa.
Siga as páginas de LinkedIn e Instagram ou subscreva a newsletter do MetaSkills4TCLF e fique a par de todos os desenvolvimentos do projeto.