Após um primeiro encontro, realizado em junho de 2025, na cidade de Poznan, Polónia, o consórcio do projeto Open Feedback Culture, composto por parceiros de quatro países, voltou a reunir-se, desta feita em Yecla, na região de Múrcia, Espanha, entre 13 e 15 de janeiro.
Promover uma cultura de feedback aberta e construtiva em ambiente laboral, com foco nas pequenas e médias empresas (PME), é o objetivo deste projeto europeu, centrado no desenvolvimento de competências que permitem aos parceiros conceberem e promoverem ações de formação para o efeito.
Esta segunda reunião constituiu-se fundamental para fomentar o trabalho colaborativo entre as entidades dos quatro países do consórcio, orientado para a melhoria contínua da comunicação, para o reforço da segurança psicológica nos contextos de trabalho e para a promoção de práticas de liderança mais conscientes.
A participação do CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal nesta ‘formação de formadores’ permitiu aprofundar conhecimentos sobre metodologias de feedback estruturado e abordagens pedagógicas, reforçando a capacidade para desenvolver e implementar ações formativas dirigidas a gestores e equipas.
Competências determinantes no apoio à evolução organizacional, à melhoria da comunicação interna e à estimulação da aprendizagem contínua nas empresas.
O ato de dar e receber feedback de forma eficaz é essencial no quotidiano das organizações e, quando trabalhado em contexto formativo, torna-se numa valência capaz de ser desenvolvida através do treino das competências de comunicação, escuta ativa, autoconsciência e aplicação de modelos práticos, contribuindo para relações profissionais mais transparentes, alinhadas e orientadas para a melhoria contínua.
Cofinanciado pelo programa Erasmus+, o projeto Open Feedback Culture aposta no desenvolvimento de ferramentas de apoio à gestão, guias formativos e workshops, concebidos para serem aplicados em contexto empresarial.
Além do CTCP, o consórcio é composto por Edit Value (Portugal), Obelisk NV (Bélgica), Globalnet (Polónia) e Agrupación Empresarial Innovadora de Fabricantes de Muebles y Afines de la Región de Murcia (Espanha), entidades que reforçam o compromisso com a transferência de conhecimento, capacitação de pessoas e promoção da inovação organizacional.
Será desenvolvido um conjunto de recursos práticos, incluindo um kit de ferramentas para uso individual e para o apoio à gestão; guias e materiais formativos; workshops-piloto para promover a aplicação das metodologias nas empresas.
