Notícias

''No dia em que criei a AMF não tinha dinheiro para pagar o almoço à minha namorada''

Entrevista de Albano Fernandes ao Expresso

''No dia em que criei a AMF não tinha dinheiro para pagar o almoço à minha namorada''

Fundador e presidente de uma empresa de calçado profissional sediada em Guimarães, Albano Fernandes passou pelo podcast Liga dos Inovadores, do Expresso, abordando a génese da AMF e as dificuldades iniciais associadas.

“No dia em que criei a AMF não tinha dinheiro para pagar o almoço à minha namorada”, desvenda. Ao longo do episódio, aborda o crescimento da empresa fundada em 1999, admitindo que a engenharia abriu-lhe portas, mas define-se como sapateiro. “Sou chão de fábrica, gosto do cheiro a cola”.

Na AMF, 20% do quadro de colaboradores possuiu licenciatura em áreas como Engenharia Mecânica, Ambiente, Design ou Economia. “Um empresário tem de ser irreverente, de ter sonhos: fomos a primeira empresa no mundo a apresentar um calçado técnico com a marca Michelin, com pneus Michelin. Temos dentro do sapato vários sensores que medem os passos, as cargas ou a humidade”, refere.

Aponta que “60% do custo do calçado é mão de obra e o resto é tecnologia e materiais; e os materiais custam tanto na China como em Portugal”.

Trabalha com uma espécie de ‘bimby’ que permite reduzir os custos produtivos e competir com o mercado chinês, líder de mercado.

Ouça AQUI o episódio do podcast Liga dos Inovadores, do Expresso.

FONTE: EXPRESSO
FOTOS: MATILDE FIESCHI/EXPRESSO

Data Publicação: sexta-feira, 31 de outubro de 2025
267

Voltar