Notícias

Levar as suas ideias ao mercado

PI e PME

segunda-feira, 26 de abril de 2021
Dia Mundial da Propriedade Intelectual 2021
Levar as suas ideias ao mercado

Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) celebra hoje o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, este ano dedicado ao tema - PI e PME: Levar as suas ideias para o Mercado.

Neste momento em que a retoma económica é de vital importância, a OMPI  sublinha o papel fundamental das PME para a economia e como elas podem fazer uso dos direitos da PI para construir negócios mais sólidos, competitivos e resilientes.

"As PME são o eixo principal das economias nacionais. Todos os dias as PME disponibilizam os bens e serviços que necessitamos, dão origem a inovações revolucionárias, inspiram criações e criam emprego." E as empresas portuguesas do cluster do calçado são um óptimo exemplo disso.

Aproveitamos este Dia Mundial da PI 2021 para alertar as nossas empresas sobre a importância da utilização das ferramentas do sistema da PI – marcas, desenhos, modelos, direitos de autor, patentes– para levar as suas ideias para o mercado.

Proteger os seus direitos permite-lhe garantir e angariar bons negócio, distinguir-se da concorrência e proteger as suas margens de lucro. O CTCP está ao dispor para o apoiar.

GAPI – CTCP | Proteja os seus direitos


O CTCP dispõe, na sua estrutura, de um Gabinete de Apoio à Propriedade Industrial – GAPI-CTCP, vocacionado para a promoção da propriedade Industrial nas empresas da fileira do calçado. Ao longo dos últimos anos, as empresas portuguesas da fileira do calçado (e não só) têm investido cada vez mais na criação de marcas próprias e na proteção dos seus produtos, tendo uma grande maioria recorrido aos serviços do GAPI-CTCP para as apoiar nestes processos.

Nos últimos 10 anos foram registadas com o apoio do GAPI-CTCP cerca de 300 marcas, registados mais de 2250 modelos de calçado e afins e apresentados cerca de 10 pedidos de patente e/ou modelos de utilidade.

PRINCIPAIS ATIVIDADES DO GAPI
-Recolha, classificação e difusão de informação so¬bre a Propriedade Industrial com relevância para a fileira do calçado, através de brochuras, artigos em revistas, web site;
-Consultoria e aconselhamento em matéria de Pro¬priedade Industrial;
-Assistência técnica à instrução de processos de pe¬dido de registo (marcas, modelos, patentes) a nível nacional, comunitário e internacional;
-Acompanhamento e vigilância na manutenção dos direitos adquiridos;
-Vigilância e difusão seletiva da Inovação e de Regis¬tos relevantes para a fileira;
-Realização de ações de sensibilização sobre Pro¬priedade Industrial.


Para mais informações contacte-nos : Mara Moreira – [email protected]

1428

Voltar