Notícias

FAIST lidera inovação no calçado e apresentou resultados na SIMAC

Os visitantes da edição de 2025 da SIMAC Tanning Tech, realizada em Milão, Itália, de 23 a 25 de setembro, tiveram a oportunidade de conhecerem in loco os mais recentes avanços, assim como os resultados obtidos até então, da agenda mobilizadora FAIST – Fábrica Ágil, Inteligente, Sustentável e Tecnológica, um consórcio coordenado pelo CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal.

Além do stand expositivo, passível de visita durante os três dias, foi realizada a conferência ‘FAIST – The Strategic Alliance that Brings People and Technology Together to Innovate the Portuguese Footwear Sector’, que atraiu a atenção dos visitantes que marcaram presença numa das mais importantes feiras internacionais de equipamentos e tecnologia para a indústria do calçado.

Nesta sessão, foi demonstrado como a união entre a inteligência humana e a tecnologia permitem desenvolver soluções em automação, robótica e digitalização que permitem apetrechar as empresas do cluster, tornando a indústria do calçado mais automatizada, sustentável e focada nas pessoas.

Em representação do CTCP, Florbela Silva, Cristiano Figueiredo e Pedro Duarte, investigadores do departamento de Inovação e Fabrico Digital, subiram ao main stage da SIMAC para apresentarem os principais resultados da agenda FAIST.

Foram dadas a conhecer as soluções que permitem integrar a robótica colaborativa nas linhas de produção das empresas fabricantes de calçado, que levam à redução dos tempos operativos e ao aumento da precisão dos processos; e as ferramentas de gestão e análise de dados que visam o melhoramento da eficiência, da tomada de decisão e da rastreabilidade.

Soluções tecnológicas que demonstram como a digitalização e a automação podem transformar o modo como o calçado é concebido e produzido: desde sistemas de inspeção e controlo de qualidade baseados em visão artificial, plataformas de apoio ao design e costura automáticos, Inteligência Artificial aplicada à gestão de produção e ao corte automático, novos e inovadores processos de fabrico de calçado de valor acrescentado, ou aplicações de automação e robótica ágeis e flexíveis.

Exemplos que espelham o potencial da tecnologia para aumentar a eficiência, reduzir desperdícios e potenciar a criatividade das equipas. Estas inovações refletem uma visão integrada de uma indústria que já tem a tecnologia ao serviço das pessoas e da sustentabilidade.

Aos elementos do CTCP juntaram-se João Bernardo (MIND) e João Carvalho (Atlanta), para uma ‘mesa-redonda’ moderada por Florbela Silva e Joana Vaz Teixeira (APICCAPS) que permitiu aos presentes ficarem ao corrente das mais recentes inovações para o presente e futuro da indústria do calçado, reforçando-se a importância da colaboração entre empresas e entidades do cluster.

O consórcio FAIST está a posicionar Portugal como uma referência internacional em inovação industrial para o setor do calçado e os resultados demonstram que é possível combinar as mais recentes novidades tecnológicas com uma abordagem centrada nas pessoas, promovendo um cluster mais eficiente, sustentável e competitivo.

Composta por mais de 40 empresas de calçado, marroquinaria, desenvolvedores de equipamentos e de softwares, e entidades do sistema científico-tecnológico, esta agenda mobilizadora visa dotar e reforçar a indústria com equipamentos e tecnologias que respondam às necessidades atuais e futuras.

Uma aposta na digitalização e na sustentabilidade que foca uma maior eficiência e rentabilidade, melhoria das condições de trabalho e diferenciação do produto.


Data Publicação: quinta-feira, 9 de outubro de 2025
232

Voltar