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De Portugal para o Mundo: Plataformas de venda online

A The Feeting Room(TFR) é uma plataforma Omni canal multimarca, nasce da ideia dos fundadores Bruno Araújo, Edgar Ferreira e Guilherme Oliveira, que decidem aliar as suas experiências profissionais e interesses em comum para explorar uma oportunidade de negócio que identificaram no mercado, em 2015.

Para além da plataforma de venda online, a The Feeting Room conta ainda com duas lojas físicas, uma na baixa do Porto e outra no Chiado, em Lisboa.

Como podemos caracterizar a The Feeting Room?

A The Feeting Room pode facilmente ser caracterizada como um projeto colaborativo de descoberta de talento, e serve este propósito tanto para as marcas parceiras como para o consumidor final. Por um lado, disponibiliza a marcas independentes o acesso a uma montra em espaços premium que incrementa a sua notoriedade e a possibilidade de serem descobertas. No outro lado capitaliza também a crescente tendência do perfil do consumidor ser cada vez mais fragmentado, valorizando fatores como a exclusividade e a sustentabilidade consciente, numa experiência de consumo envolvente e não estandardizada.

Sendo que o talento surge em qualquer local, e apesar da TFR ser especializada em calçado, vestuário e acessórios, é também normal encontrarmos nos espaços da marca mobiliário, arte, cosméticos, cerâmica, joalharia, gadgets, entre outros.

Como posso vender os meus produtos na plataforma?

A The Feeting Room trata todas as marcas presentes na plataforma numa estrita lógica de parceria e relaciona-se com estas de diferentes formas, consoante as necessidades e opções de cada uma. O espetro de serviços da plataforma vai desde a simples comercialização dos produtos da marca a serviços de consultoria que abrangem questões estratégicas mais amplas como a internacionalização, a comunicação, a gestão da carteira de produtos ou o apoio na produção.

No que diz respeito à comercialização de produtos, a plataforma tem uma política de seleção de marcas bastante cuidadosa e na maior parte dos casos trabalha em regime de taxa fixa + comissão. As marcas que pretendem estar presentes nesta plataforma, têm de proceder ao pagamento de um valor inicial de acesso e mais tarde, a plataforma retém uma comissão sob as vendas da marca.

Para que seja possível determinar qual a melhor opção, tanto para a marca, como para a The Feeting Room, os gestores da plataforma avaliam e analisam cada caso individualmente para serem capazes de apresentar uma proposta de valor que seja sustentável para todos, vá de encontro às necessidades de cada parceiro e resulte também num acréscimo de qualidade na experiência dos seus clientes.

Que vantagens posso retirar ao ter os meus produtos na plataforma?

Entre várias vantagens, as plataformas de venda Omni canal, ao juntarem a exposição online com o retalho físico, exponenciam não só a visibilidade e o potencial de venda das marcas parcerias que nelas marcam presença, como também criam um local onde os consumidores podem aceder fisicamente aos produtos, suprindo uma limitação da presença virtual exclusiva. A The Feeting Room não é exceção, e tem a seu favor o facto dos seus espaços físicos estarem situados em localizações premium, serem esteticamente cuidados e focados em criar experiências marcantes nos seus visitantes, sendo já referenciados pelo New York Times, Le Monde ou Forbes.

A plataforma aposta na criação de conteúdos direcionados especificamente para o segmento de mercado onde se insere, através de ligações estreitas com uma diversidade de blogues e líderes de opinião, trabalhando em estreita colaboração com os seus parceiros em ações promocionais e de comunicação integradas.

A presença numa plataforma de venda Omni canal , traz benefícios para todos os elementos envolvidos: a plataforma torna-se um ecossistema dinâmico de referenciação de talento, as marcas acedem a novos públicos e o consumidor tem acesso a conceitos novos e diferenciadores.

No caso de uma marca de reduzida dimensão, esta necessitará de tráfego para a sua loja online, um fator indispensável para que a venda seja possível, e esse processo envolve investimentos superiores ao que as marcas podem, em muitos casos, despender. No caso da presença numa plataforma de venda online já implementada no mercado, grande parte dos esforços de marketing e publicidade são suportados pela plataforma que é responsável por gerar tráfego e por atrair novos clientes, reduzindo assim a necessidade de investimentos demasiado elevados para as marcas.

Outros projetos, por serem pensados exclusivamente para o mercado online e DTC ( direct to consumer ) muitas vezes vêm nestas soluções omni canal a resposta para permitir aos seus clientes estabelecer uma ligação mais táctil e de experimentação com a exposição nos espaços físicos.


Apoios na presença em plataformas de venda online
A APICCAPS tem aprovado um projeto conjunto de Internacionalização das PME, do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), que inclui ações para o ano de 2021, com diversas tipologias de investimento relacionadas com a comunicação e a promoção da imagem das empresas e das marcas, de que são exemplos as seguintes:
1.    Assessorias de Comunicação
2.    Publicidade
3.    Adesão a Plataformas Online
4.    Participação em eventos Online de Promoção Internacional
5.    Catálogos
6.    Produção de conteúdos fotográficos/multimédia
7.    Campanhas de Marketing Digital
8.    Registo de Marcas e Modelos

Como os montantes disponíveis para cada uma das tipologias são limitados, a APICCAPS aconselha as empresas interessadas a fazerem a sua inscrição com a maior brevidade, com vista a efetuar um planeamento dos valores necessários para cada empresa para 2021.

O CTCP é uma das entidades qualificadas para prestar apoio às empresas, no âmbito deste programa, estando assim disponível para agendar uma visita/ reunião, sem qualquer compromisso, para prestar mais esclarecimentos sobre este assunto.
 
Para mais informações contacte:
APICCAPS: [email protected]
CTCP: [email protected]

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