Notícias

CTCP e APICCAPS promoveram a inovação no calçado português na Web Summit

FAIST | Step Into the Future: Innovation in Portuguese Footwear

CTCP e APICCAPS promoveram a inovação no calçado português na Web Summit

Termina mais uma edição da Web Summit, a maior conferência de tecnologia da Europa, que teve lugar na MEO Arena, Lisboa, de 10 a 13 de novembro. Em 2025, os milhares de expositores e visitantes tiveram a oportunidade de assistir a uma masterclasse promovida pelo CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal e pela APICCAPS sobre a agenda FAIST – Fábrica Ágil, Inteligente, Sustentável e Tecnológica.

Este projeto, que representa um dos maiores investimentos da história na indústria portuguesa do calçado, moda, marroquinaria e artigos de pele, pretende posicionar Portugal enquanto líder mundial em inovação, digitalização e sustentabilidade no cluster.

No segundo dia de Web Summit, evento que atraiu atenções à escala global, realizou-se a masterclasse intitulada Step Into the Future: Innovation in Portuguese Footwear, que debruçou-se sobre a estratégia em torno da união de esforços das empresas do setor, centros tecnológicos e de inovação, e ainda instituições académicas para o fomento da introdução e desenvolvimento de inovações tecnológicas para dotar o cluster e prepará-lo para os desafios do futuro.

Uma masterclasse que permitiu a Portugal apresentar-se ao mundo como uma solução robusta de presente e futuro para satisfazer as necessidades de uma indústria em constante transformação e adaptação às exigências regulatórias e de mercado.

Nesta junção de forças e vontades, CTCP e APICCAPS apresentaram o testemunho de um cluster, o português, que alia a tradição e o saber-fazer à inovação, à sustentabilidade e à tecnologia, termos indissociáveis do quotidiano de fabricantes, produtores e fornecedores de materiais e matérias-primas.

A mensagem é clara: é em Portugal que é desenhado o futuro da moda responsável, com suporte da agenda FAIST, que mobiliza mais de 50 milhões de euros em automação, robótica e sustentabilidade, um projeto que visa cimentar Portugal como uma das bases industriais mais modernas e competitivas do globo.

Paulo Gonçalves, porta-voz da APICCAPS, sublinhou que Portugal almeja permanecer enquanto umas das principais referências planetárias do cluster, aliando a tradição à tecnologia, enquanto Florbela Silva, diretora de Inovação e Fabrico Digital do CTCP e coordenadora do FAIST, enalteceu a importância da colaboração entre empresas, universidades e centros tecnológicos para alcançar os resultados e metas estabelecidos.

Foi reforçada a mensagem de que a indústria portuguesa do calçado e marroquinaria está preparada e apetrechada para responder aos desafios do mercado internacional, apostando em automação, robótica e materiais sustentáveis para garantir competitividade e liderança.

O projeto FAIST simboliza e representa esses pressupostos. Ao investir em fábricas mais ágeis e inteligentes, e em processos de produção digitalizados e sustentáveis, o setor está a redefinir o conceito da indústria de calçado portuguesa, com um modelo assente na eficiência, criatividade e responsabilidade ambiental, posicionando-se como uma alternativa real à produção massificada.

Com um investimento a rondar os 50 milhões de euros e a participação de cerca de 45 copromotores, o FAIST visa revolucionar o processo produtivo, estando em andamento a criação de 34 equipamentos inovadores, 20 soluções de software, 5 linhas de produção integradas e 3 unidades-piloto; e o desenvolvimento de 15 novos produtos de calçado e componentes. Prevê ainda a criação de 300 novos empregos, dos quais 100 altamente qualificados.


Data Publicação: segunda-feira, 17 de novembro de 2025
358

Voltar