A próxima edição da Web Summit, a maior conferência de tecnologia da Europa, arranca esta segunda-feira, 10 de novembro, estendendo-se até dia 13, em Lisboa, e o CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal irá, com a APICCAPS, organizar uma masterclasse sobre a agenda mobilizadora FAIST – Fábrica Ágil, Inteligente, Sustentável e Tecnológica.
Na terça-feira, 11 de novembro, das 16h às 16h45, decorre a masterclasse Step Into the Future: Innovation in Portuguese Footwear, sobre a estratégia em torno da união de esforços de empresas, centros tecnológicos e instituições académicas para o fomento da introdução e desenvolvimento de inovações tecnológicas no cluster do calçado, marroquinaria e moda.
Assim, o calçado português volta a estar em destaque no panorama internacional, tendo a Web Summit como palco, com o setor a apresentar-se como uma solução de futuro para uma indústria global em transformação. CTCP e APICCAPS apresentam o testemunho de um cluster que alia a tradição, a inovação, a sustentabilidade e a tecnologia.
A mensagem é clara: é em Portugal que é desenhado o futuro da moda responsável. O FAIST representa um dos maiores investimentos da história no calçado, com mais de 50 milhões de euros em automação, robótica e sustentabilidade, um projeto que visa cimentar Portugal como uma das bases industriais mais modernas e competitivas do globo.
“É tempo de discutir seriamente o papel de Portugal na nova geografia da produção mundial de calçado. Tem condições únicas para afirmar-se como uma alternativa europeia credível, moderna e competitiva à produção massificada made in Ásia”, aponta Paulo Gonçalves, porta-voz da APICCAPS.
Para o representante da associação, a competitividade não é construída com baixos custos, “mas com talento, conhecimento e valor acrescentado”. “Somos um país pequeno, mas com uma grande capacidade de fazer diferente, unindo design, tecnologia e sustentabilidade de uma forma consistente e permanente”, prossegue.
O projeto FAIST representa esses pressupostos. Ao investir em fábricas mais ágeis e inteligentes, e em processos de produção digitalizados e sustentáveis, o setor está a redefinir o conceito de indústria portuguesa de calçado, através de um modelo assente na eficiência, criatividade e responsabilidade ambiental, posicionando-se como uma alternativa real à produção massificada.
“Portugal é um exemplo dessa visão”, reforça Florbela Silva, coordenadora do FAIST. “Temos mostrado que é possível produzir calçado de excelência, respeitando o ambiente, valorizando as pessoas e investindo em tecnologia. O FAIST é a prova de que estamos prontos para liderar este novo ciclo industrial”, enfatizou a também diretora de Inovação e Fabrico Digital do CTCP.
Recorde-se que a Web Summit é a maior conferência de tecnologia da Europa, realizada anualmente desde 2009.
Masterclasse ‘Step Into the Future: Innovation in Portuguese Footwear’
Local: Web Summit | MEO Arena, Lisboa
Data: 11 de novembro | 16h-16h45
Oradores: Paulo Gonçalves (APICCAPS) e Florbela Silva (CTCP)
Descrição: A sessão irá explorar como o consórcio FAIST está a revolucionar o ecossistema de calçado em Portugal através da automação, robótica, digitalização e inovação sustentável.