Notícias

Calçado português regressa à maior montra do mundo

sexta-feira, 17 de setembro de 2021
Micam arranca a 19 de setembro. Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, visita comitiva portuguesa na MICAM
Calçado português regressa à maior montra do mundo

É um dos regressos mais esperados. Depois de um ano sem edições presenciais, as atenções da indústria de calçado voltam a estar concentradas na Micam, em Milão. Em setembro, a cidade italiana volta a ser o epicentro da indústria calçado. De 19 a 21 de setembro, depois de uma interrupção de um ano, a Fiera Milano volta a receber aquela que é considerada a maior feira de calçado do mundo.

A comitiva portuguesa na MICAM conta com a participação de 34 empresas, num regresso muito esperado. “A MICAM é a principal feira do setor e é muito relevante para as empresas nacionais, uma vez que reúne os maiores players do setor a nível mundial”, diz Luís Onofre. Para o Presidente da APICCAPS a presença portuguesa na feira “é da maior importância para retomar os negócios”.

O Governo português estará representado na MICAM, através da presença do Secretário de estado Adjunto e da Economia, João Neves.

A presença na MICAM insere-se na estratégia promocional definida pela APICCAPS e AICEP, com o apoio do Programa Compete 2020, e visa consolidar a posição relativa do calçado português nos mercados externos, para onde o setor exporta mais de 95% da sua produção.

Pavilhão 6 reabre

A abertura do pavilhão 6 é uma das boas notícias para esta edição. Face ao aumento do número de inscrições, a organização da maior feira de calçado do mundo decidiu abrir o Pavilhão 6, além dos Pavilhões 1 a 4 inicialmente previstos. Esta é uma notícia relevante dado o número de empresas nacionais que habitualmente expõe neste pavilhão.

“Podemos finalmente voltar ao formato tradicional. As nossas empresas precisam de se encontram com os players pessoalmente e restabelecer os relacionamentos. Trabalhamos incessantemente para garantir todas as ferramentas necessárias para o relançamento da indústria”, diz Siro Badon, responsável-máximo da MICAM.

A edição da MICAM está, uma vez mais, alinhada com um conjunto de outros eventos da indústria da moda que tem como objetivo reunir os principais certames na mesma semana. Em conjunto, estes eventos serão responsáveis pela presença de mais de 1600 expositores.

Os eventos #RestartTogether incluem a feira DaTE, especializada em óculos de sol, HOMI Fashion&Jewels Exhibition, dedicada ao setor da joalharia, MICAM, Mipel – dedicada ao setor de artigos de pele, THEONEMILANO, dedicado ao vestuário feminino e, por último, a Lineapelle.

Novidades na MICAM
A edição de setembro traz muitas novidades. Com as empresas a apresentarem as coleções para a próxima primavera/verão 2022, o projeto Emerging Designers irá receber 12 jovens internacionais.

Além disso, estão previstas duas novas áreas, o MICAM START-UP BOOT CAMP e o ITALIAN ARTISAN HEROES. O primeiro espaço apresentará as principais start-ups do setor, com maior capacidade criativa. Por outro lado, a área dedicada aos artesãos apresentará as melhores empresas italianas dedicadas à produção para outras marcas.


Sapatinho de cristal

Sonhos e esperança são o mote desta edição. “Numa altura em que existe um desejo avassalador de recomeçar e de sonhar, escolhemos um dos contos de fadas mais famosos do mundo, pela mensagem de esperança que contém”, diz Siro Badon.

A campanha de comunicação da feira continua inspirada nos contos de fadas e, para esta edição, o protagonista é o icónico “sapatinho de cristal”, que acompanhará as próximas três edições da maior feira de calçado do mundo.

Lineapelle recebe Imagination & Re-Wonder

De 22 a 24 de setembro, com as datas próximas da edição da Micam, a Fiera Milano recebe a Lineapelle, a feira de componentes para calçado. Imagination & Re-Wonder  (to find wonder again) dá o mote para a apresentação das tendências para inverno 2022/2023.

Até ao momento estão registados mais de 600 expositores de 18 países distintos, um número que a organização da feira considera como um sinal de esperança no retorno dos eventos físicos. A comitiva portuguesa no evento contará com cerca de duas dezenas de empresas dos setores de componentes para calçado e curtumes (com o apoio da APIC).

“Inevitavelmente, alguns visitantes estrangeiros, em particular os provenientes da Ásia, não podem entrar no evento de exposição. No entanto, durante toda a pandemia, estivemos constantemente em contato próximo, promovendo e implementando um número contínuo de atividades e projetos online”, destacou Siro Badon.

1018

Voltar