Notícias

APICCAPS iniciou Presidência Aberta para discutir o futuro do setor

Arranque em Felgueiras

APICCAPS iniciou Presidência Aberta para discutir o futuro do setor

A APICCAPS, que assinala o 50.º aniversário desde a sua fundação em 2025, inicia em outubro a iniciativa Presidência Aberta, que pretende reforçar a proximidade ao tecido empresarial e promover uma reflexão estratégica sobre o futuro do setor.

“Esta presidência aberta começa num dos corações da indústria nacional – Felgueiras – e pretende ser, acima de tudo, um exercício de proximidade, escuta ativa e construção coletiva”, considera Luís Onofre, presidente da APICCAPS.

Em termos práticos, a APICCAPS visitará, ao longo dos próximos meses, empresas de todos os principais polos produtivos do setor, com a primeira iniciativa a ocorrer a 21 de outubro, em Felgueiras, sendo ainda realizada uma reunião alargada entre os Órgãos Sociais e o Conselho Consultivo, que reúnem múltiplos empresários de referência do cluster.

Para Luís Onofre, “ainda que o setor tivesse terminado o primeiro semestre com um crescimento das exportações, importa aprofundar a discussão relacionada com o momento atual” do mesmo, assim como “promover uma reflexão alargada sobre o futuro coletivo”. “Vivemos um momento particularmente exigente para a indústria do calçado, marcado por uma conjuntura internacional instável. Mais que nunca, é essencial ouvir os empresários, partilhar experiência e encontrar soluções em conjunto”, prossegue.

A importância do Conselho Consultivo

Para o presidente da APICCAPS, a reunião do Conselho Consultivo reveste-se de relevância. “É um momento-chave para fazermos uma leitura realista do presente e prepararmos, com ambição e responsabilidade, o caminho dos próximos anos. A força do setor reside na sua coesão, pelo que promover este encontro é reforçar a ideia de que só com diálogo estratégico e ação concertada conseguiremos enfrentar os desafios do futuro”, aponta.

Geração 5.0

Nesta linha de pensamento, a APICCAPS vai criar um fórum de discussão, intitulado Geração 5.0, um grupo de trabalho que surge como uma iniciativa capaz de “promover a troca de ideias e soluções inovadoras, e fortalecer as relações entre profissionais, empresários e demais stakeholders do setor”, realça Luís Onofre.

Com o objetivo de acompanhar as transformações do mercado e os desafios do setor, este espaço vai permitir a atualização sobre tendências de mercado, tecnologia, sustentabilidade e outros temas que impactam a indústria. “A Geração 5.0 propõe-se a ser um ponto de encontro estratégico para a construção de um futuro mais colaborativo e competitivo para o setor”, sublinha.

O cluster do calçado em Portugal

O cluster do calçado e artigos de pele é um dos pilares da indústria transformadora em Portugal, com uma forte vocação exportadora e um impacto significativo na balança comercial do país.

Atualmente, cerca de 90% da produção nacional é destinada aos mercados externos, o que representa exportações superiores a 2.200 milhões de euros por ano, para mais de 170 países nos cinco continentes.

Composto por cerca de 1.300 empresas e empregando diretamente mais de 40.000 pessoas, o cluster do calçado distingue-se por uma estrutura altamente especializada e por um forte enraizamento territorial, especialmente nas regiões norte e centro do país.

Para além do seu peso económico, o setor tem sido publicamente apresentado como um caso de estudo ao nível da inovação, qualidade e sustentabilidade.

FONTE: APICCAPS

Data Publicação: terça-feira, 21 de outubro de 2025
783

Voltar