Há um novo projeto, de âmbito europeu, para impulsionar o cluster do calçado, marroquinaria e artigos de pele, através da implementação de uma estratégia de formação avançada, preparando a dotando os colaboradores da indústria para os desafios do presente e do futuro.
Trata-se do Recycling Shoe – Advanced Education for Recycling and Circular Economy in the Shoe Industry, um projeto Erasmus+ cujo arranque decorreu, nos dias 5 e 6 de fevereiro, no CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, em São João da Madeira, e na APICCAPS, no Porto.
Um encontro que marcou o alinhamento estratégico do consórcio, definindo as prioridades, as metodologias e os próximos passos. Recycling Shoe é um projeto criado em prol do desenvolvimento de um programa de formação avançada e detalhada, que integre resultados de investigação, regulamentação europeia e práticas de economia circular no setor do calçado.
Almeja-se a promoção da inovação em matéria de reciclagem, enquanto é fomentada, em simultâneo, a colaboração entre a indústria, a academia e os consumidores – contribuindo para um ecossistema mais sustentável e preparado para os desafios, não só do futuro, mas também do presente.
O consórcio é composto por 9 entidades de 5 países – CTCP e Universidade de Aveiro (Portugal); PFI (Alemanha); TUIASI (Roménia); UTB e COKA (Chéquia); e ITEE, OIBS e Politechnika Lódzka (Polónia).
