Notícias

Nova parceria europeia reforça formação avançada no setor do calçado

Projeto Recycling Shoe

Nova parceria europeia reforça formação avançada no setor do calçado

Há um novo projeto, de âmbito europeu, para impulsionar o cluster do calçado, marroquinaria e artigos de pele, através da implementação de uma estratégia de formação avançada, preparando a dotando os colaboradores da indústria para os desafios do presente e do futuro.

Trata-se do Recycling Shoe – Advanced Education for Recycling and Circular Economy in the Shoe Industry, um projeto Erasmus+ cujo arranque decorreu, nos dias 5 e 6 de fevereiro, no CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, em São João da Madeira, e na APICCAPS, no Porto.

Um encontro que marcou o alinhamento estratégico do consórcio, definindo as prioridades, as metodologias e os próximos passos. Recycling Shoe é um projeto criado em prol do desenvolvimento de um programa de formação avançada e detalhada, que integre resultados de investigação, regulamentação europeia e práticas de economia circular no setor do calçado.

Almeja-se a promoção da inovação em matéria de reciclagem, enquanto é fomentada, em simultâneo, a colaboração entre a indústria, a academia e os consumidores – contribuindo para um ecossistema mais sustentável e preparado para os desafios, não só do futuro, mas também do presente.

O consórcio é composto por 9 entidades de 5 países – CTCP e Universidade de Aveiro (Portugal); PFI (Alemanha); TUIASI (Roménia); UTB e COKA (Chéquia); e ITEE, OIBS e Politechnika Lódzka (Polónia).


Data Publicação: segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026
30

Voltar