Notícias

Anonymous Copenhagen obtém certificação B corp com apoio do CTCP

terça-feira, 12 de setembro de 2023
Compromisso da empresa com a Sustentabilidade e Responsabilidade Social reconhecido
Anonymous Copenhagen obtém certificação B corp com apoio do CTCP

A Anonymous Copenhagen, uma marca de calçado dinamarquesa que produz os seus modelos em Portugal, alcançou recentemente a Certificação B Corp, com o apoio técnico do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP).

A Certificação B Corp é um selo de reconhecimento que destaca empresas comprometidas com a utilização dos negócios como uma força positiva para o bem-estar global. Para obter essa certificação, as organizações são avaliadas em diversos critérios, incluindo gestão global, ética, transparência, sustentabilidade ambiental, responsabilidade social interna (voltada para os colaboradores) e externa (contribuição para a comunidade) e relacionamento com os parceiros (fornecedores e clientes).

Este projeto, acompanhado pelo CTCP, foi iniciado em janeiro de 2023. Para o sucesso do mesmo contribuiu a elevada convicção e motivação do CEO e fundador da Anonymous Copenhagen, Alexander Ziegler Petersen, cujo modelo de negócio praticado seguia já os princípios da certificação B Corp.

Após a fase inicial de preenchimento de questionários e envio de documentos, que se estendeu até abril, seguiram-se as etapas de verificação e revisão conduzidas pelo B Lab, a entidade responsável pela Certificação B Corp. Esse processo foi interativo, com esclarecimentos solicitados e discussões sobre as respostas fornecidas.

O processo culminou em julho, do presente ano, quando o B Lab notificou a Anonymous Copenhagen sobre a conquista da Certificação B Corp, uma recompensa pelo seu compromisso com a responsabilidade social e a sustentabilidade.

Os valores de sustentabilidade ambiental e social, juntamente com a ética e a transparência nos negócios, são pilares fundamentais da marca e estão presentes em diversas áreas. Isso inclui uma procura constante por materiais sustentáveis que também garantam durabilidade, qualidade e conforto, além de estratégias de distribuição que minimizam rotas e, consequentemente, emissões de CO2.

A opção pela certificação B Corp permite mostrar ao mercado esta forma de estar, mas é também uma ferramenta que a Anonymous Copenhagen pretende usar para o desenvolvimento dos princípios de sustentabilidade e responsabilidade social, pelos quais se regula. Para Alexander Ziegler Petersen, CEO da empresa “é mais do que apenas um marco. É uma declaração de intenção. Simboliza a nossa aspiração por uma indústria inclusiva e sustentável e um futuro que reflita os valores dos nossos parceiros e clientes”. Para este responsável é crucial transmitir uma mensagem importante no setor e espera inspirar outras marcas a seguir o seu exemplo.

 “Esperamos inspirar outras organizações a adotar a sustentabilidade e a responsabilidade social, alinhando-se com a nossa visão de um futuro em que práticas de negócios éticas e sustentáveis não sejam apenas opcionais, mas sim uma questão fulcral” afirma.
A Anonymous Copenhagen, fundada em 2022, é conhecida por oferecer calçado de alta qualidade para senhora, feito em couro, com um toque clássico e elementos de originalidade e modernidade.

A marca iniciou o seu caminho fornecendo apenas algumas lojas em Copenhaga, tendo-se vindo a expandir globalmente. A marca está agora disseminada no mercado europeu e presente nos principais mercados (Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Holanda, Noruega, Espanha, Suécia e Suíça), bem como Japão, continuando em fase de crescimento e expansão. A marca está ainda presente online para todo o mundo.

A Anonymous Copenhagen dedica-se a desenvolver coleções que incorporam sustentabilidade, com a certificação LWG (Leather Working Group) como um requisito essencial para os couros utilizados. A produção decorre numa empresa portuguesa, sediada na zona de Oliveira de Azeméis.

Consultar mais informações sobre esta certificação AQUI.

1695

Voltar