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CTCP implementa processos para certificação B-CORP

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023
A certificação B-Corp atesta que as empresas respeitam os mais altos padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade social.
CTCP implementa processos para certificação B-CORP

O Certificado B-Corp foi criado em 2006 e atesta que as empresas respeitam os mais altos padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade social. Trata-se, por isso, de uma certificação que abrange os aspetos ESG (Environment, Social, Governance) que tem adquirido elevada notoriedade nos mercados internacionais.

Existe um conjunto alargado de empresas/marcas da área da moda e, especificamente do calçado, que são certificadas B-CORP. É o caso de marcas como a VEJA, Allbirds, Camper, Patagonia, Chloé, Sezane e Vivo Barefoot, mas também empresas/marcas em outros setores como a Nespresso ou a Body Shop.

As empresa ou marcas que pretendam apostar nesta certificação, podem agora contar com o apoio do CTCP, que já está a implementar processos para a  a certificação B-CORP, em empresas do setor do calçado.

O desenvolvimento desta certificação é da responsabilidade do B Lab, uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é transformar o sistema económico global de modo que este beneficie todas as pessoas, comunidades e planeta. A ideia chave é equilibrar o lucro com o propósito, tornando o sistema económico regenerativo, inclusivo e mais igualitário, em que todas as partes interessadas são valorizadas e priorizadas.

As empresas com certificação B-Corp, criam benefícios para todas as partes interessadas, já que estão focadas em acelerar uma mudança global, cuja noção de sucesso nos negócios, incluí a sustentabilidade ambiental e social.

Relevância
A comunidade B-Corp tem vindo a crescer em todo o mundo contando já com mais de 6 300 organizações com esta certificação, em 89 países, abrangendo mais de 530.000 trabalhadores.

Todos os anos o B Lab (organismo certificador) reconhece as B Corp com melhor desempenho em cada uma das categorias da Avaliação de impacto B, sendo estas empresas designadas por “Best for the world” (melhor para o mundo).

Ser “Best for the world” significa que se encontra entre as 5% organizações com maior pontuação numa das categorias avaliadas (direção, trabalhadores, comunidade, ambiente ou clientes), podendo a lista de empresas reconhecidas, por categoria, estar acessível no site da B-corp.

Metodologia
Para obter a certificação B-Corp uma empresa tem de seguir os seguintes passos fundamentais:
- Efetuar o registo para aceder à Avaliação de Impacto B. O acesso a este questionário não implica qualquer custo para o utilizador, assim o mesmo poderá ser utilizado como uma ferramenta de melhoria mesmo que a organização não tenha como objetivo obter certificação.
- Reunir dados e completar o questionário de avaliação de impacto. Poderá ser necessário efetuar mais tarde a evidência dos dados inseridos, pelo que, é importante manter acessível a fonte destes dados. Em função do questionário e resultados obtidos a organização poderá identificar áreas onde atuar para melhoria de desempenho.

Quando atingir um mínimo de 80 pontos a organização poderá candidatar-se a certificação.
- Submeter o questionário: nesta altura é efetuado o pagamento de uma taxa e dá-se início ao processo de revisão. A plataforma irá solicitar a realização de diferentes tarefas complementares (pedido de informação adicional) de forma iterativa.
- Avaliação: Uma equipa do B Lab irá analisar a Avaliação de Impacto B e decidir quanto à elegibilidade da organização para obter a certificação B-Corp, sendo requerido o envio de informação complementar, reuniões on-line e/ou por telefone.
Caso a pontuação final do avaliador estiver abaixo de 80, a equipa irá dar indicações de como a organização poderá aumentar a sua pontuação.
- Certificação: é assinado o B Corp Agreement que define as regras da certificação B-Corp, incluindo a respetiva anualidade. É criado um perfil público da empresa que inclui a pontuação obtida e a organização passa a ter autorização para uso do logotipo de certificação B-Corp.
- De 3 em 3 anos é necessário renovar a certificação, atualizando a Avaliação de Impacto B
Para uma empresa obter certificação B-Corp terá de:
. Demonstrar um desempenho elevado em termos ambientais e de responsabilidade social (interno e externo) atingindo uma pontuação de 80 ou superior na Avaliação de Impacto B.
. Assumir um compromisso legal ajustando a sua estrutura de governança corporativa de modo a ser monitorada por todas as suas partes interessadas.
. Demonstrar transparência permitindo que a informação sobre o seu desempenho medido de acordo com os requisitos desta certificação sejam do domínio público no seu perfil B Corp ou no website da organização gestora deste processo (B Lab).

A utilização da ferramenta BIA (Avaliação de Impacto B) permite ainda posicionar a empresa face aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

Para mais informações contactar [email protected] ou [email protected]

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