Sexta-Feira 13 de Dezembro de 2019 Institucional | Mapa do Site | Localização | Contactos | Facebook CTCP Youtube CTCP Linkedin CTCP Instagram  CTCP
 
 
NOTICIAS
         

  

Google Translate


Indústria de calçado europeia quer tornar-se líder em matéria de Sustentabilidade

 A produção mundial de calçado continua a crescer, gerando cada vez mais emprego, novos modelos de negócio e oportunidades para promover a sustentabilidade. Assistimos, hoje, a uma proliferação de diversos rótulos e reivindicações “ecológicas” sem qualquer validação técnica fundamentada. Este tipo de comunicação é confusa para o consumidor e as empresas que querem produzir de forma verdadeiramente ecológica têm dificuldade em diferenciar os seus produtos e serviços no mercado.

Muitos fabricantes de calçado estão realmente interessados e empenhados em desenvolver e produzir sapatos mais ecológicos de forma sustentada, necessitando para isso de ferramentas adequadas.
A metodologia da Análise do Ciclo de Vida (ACV) do produto é bastante utilizada e útil, mas a não definição de algumas regras na sua aplicação poderá conduzir a resultados não comparáveis entre produtos da mesma categoria.  O rótulo ecológico comunitário (Eco Label) é também uma ferramenta importante, mas não permite estabelecer uma diferenciação do desempenho ambiental dos produtos ou serviços. Por outro lado, o cálculo da Pegada de Carbono é uma ferramenta relevante para apoiar a melhoria interna das organizações no desenvolvimento do produto, mas não permite estabelecer o benchmarking. Na ausência de metodologias ou ferramentas que permitam estabelecer o benchmarking, a comparação e a rotulagem dos produtos, a Pegada Ambiental do Produto (PAP) poderá ser uma alternativa de grande relevância.


É com esta convicção que o consórcio do projeto LIFE GREENSHOES4ALL está a trabalhar, com o objetivo de criar uma metodologia para determinação da Pegada Ambiental do Produto, para apoiar as empresas do cluster do calçado a medir o desempenho ambiental dos seus produtos.

A metodologia PAP tem como objetivo incluir melhorias importantes para padronizar a determinação da Pegada Ambiental do Produto, incluindo a identificação das potenciais categorias de impacto, a serem analisadas, usando ferramentas de ACV; o estabelecimento de requisitos para a qualidade dos dados a analisar; e instruções técnicas para abordar os aspetos críticos da ACV.

O projeto irá propor metas mais tangíveis na seleção de matérias-primas, resíduos de polímeros (plástico, espumas, borracha, etc.) e emissões de gases com efeito de estufa. A transparência acrescida proporcionada por estas medidas poderá promover o ecodesign inovador, aumentar a confiança nas medidas do desempenho ambiental e abrir o mercado para os produtos ecológicos.

A indústria de calçado europeia quer tornar-se líder em matéria de sustentabilidade e para isso é essencial que existam iniciativas, como esta,  de cooperação entre equipas especializadas, de vários países a investigarem e desenvolverem materiais verdadeiramente ecológicos, bem como novos conceitos de produtos, baseados na avaliação da Pegada Ambiental.

A equipa do projeto inclui entidades de investigação, centros de formação, associações e fabricantes de calçado e componentes de diferentes países da Europa:  Bélgica, Portugal, Roménia e Espanha. Todos a trabalhar para alcançar os seguintes objetivos:
• Implementar o primeiro documento draft  das Regras de Categoria de Pegada Ambiental do Calçado da EU;
• Validar modelos de negócios sustentáveis para reciclagem de plástico no cluster do calçado.
• Reduzir as emissões de gases com efeito de estufa de novos processos de fabrico em 15%;
• Reduzir os resíduos de polímeros usados na produção do sapato em cerca de 70%.


O LIFE GreenShoes4All (greenshoes4all.eu), é um projeto europeu liderado pelo Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, iniciado em outubro de 2018  e tem a duração de 4 anos. Em 2020,  será aberta a oportunidade a empresas interessadas em testar a nova metodologia e abordagens de ecodesign nos seus produtos.


Projeto LifeGreenShoes4All (LIFE17 ENV / PT / 000337): Footwear environmental footprint category rules implementation and innovative green shoes ecodesign and recycling, co-financiado pela UE.



Fonte: ctcp

Data:2019-07-10    Visualizações: 1136


Google Translate Imprimir Enviar este registo a alguém
Voltar
Área Reservada

N.º Nif

Password

memorizar-me


ainda não se registou?
Perdeu a password?
Pesquisa de Informação




--------------------------



    Política de Privacidade | Livro de Visitas | Livro de Reclamações