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Modular - Shoe Sistemas de Inovação para Calçado Moldado 2D, 3D e Calçado Extensível

quinta-feira, 17 de julho de 2008
Modular - Shoe <br> Sistemas de Inovação para Calçado Moldado 2D, 3D e Calçado Extensível

O desenvolvimento de produtos e processos de maior valor acrescentado, como forma de valorizar a oferta das industrias situadas na UE, foi o ponto de partida para a realização do projecto Modular - Shoe.

O projecto Modular – Shoe surge de um consórcio entre o CTCP e a Procalçado – Produtora de Componentes para Calçado, SA  e consistiu na concepção e no desenvolvimento de três tipologias de calçado inovadoras, utilizando como matéria-prima principal a borracha vulcanizada, poliuretanos e polímeros.

O desenvolvimento de calçado moldado 2D(peças calçantes que envolvem o pé a partir de estruturas planificadas), calçado moldado 3D (modelo de sapato injectado com a possibilidade de inserção de peças acessórias de modo a aumentar o leque de funcionalidades do calçado) e um sapato extensível (uma estrutura extensível a partir da compatibilização de dois materiais, tendo como objectivo criar a função de elasticidade requerida no conceito do calçado que se propõe), foram os três objectivos principais do projecto.

Inserido no programa Ideia  da ADI-Agência da Inovação, o projecto que teve início em Outubro de 2006 e terminou em Junho de 2008 deu origem aos seguintes produtos:

- Calçado inovador que utiliza como matérias primas a borracha, PU e outros polímeros, que são materiais apenas correntemente utilizados na produção de solas para calçado;

- Calçado moldado 2D:  sandália planificada e chinelo planificado, designados de PIC-Portable Soles;

- Calçado moldado 3D: sapato inteiriço em termoplástico injectado, designado de Soca WOCK;

- Sapato extensível;

- Uma nova gama de produtos vocacionada para uma nova tipologia de mercado, de utilização ocasional em contextos específicos, tais como: a industria hoteleira, piscinas, balneários, spas, ginásios, hospitais, entre outros.

Esta nova gama de produtos vocacionada para novos mercados proporcionará à empresa  uma nova área de negócio no sector, uma vez que se trata de uma linha de produtos com características distintas do calçado tradicional.


Fonte: CTCP,17.Jul.08
2693

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