Notícias

Inverno 2009 com saltos altos e cores brilhantes

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008
Inverno 2009 com saltos  altos e cores brilhantes

Diga adeus aos botins que fizeram furor esta estação fria. O próximo Outono-Inverno consagra os sapatos de salto vertiginoso, em tons coloridos e fantasistas, sem esquecer as botas de cano interminável que anunciam um regresso em força.

Numerosos criadores presentes na Semana da Moda de Milão colocaram os pés em plataformas de muitos centímetros. «Habitualmente, fabricamos tacões de 8 a 10 centímetros, mas no calçado do próximo Outono-Inverno atingimos os 14 centímetros», revela Gaelle Dessauvages da Cesare Paciotti. A célebre marca italiana de calçado de luxo ilustra bem esta tendência extrema num sedutor par de pumps em patchwork de camurça rosa-fúcsia e azul-petróleo, nuns stilettos violeta ou na versão "Richelieu" com laço e salto agulha ou quadrado para agradar a todos os pés. Um modelo cinzento com ponta castanho-avermelhada foi dedicado a Carla Bruni, a nova mulher de Nicholas Sarkozy, musa da «campanha de publicidade da Cesare Paciotti no final dos anos 90».

A tendência «quanto mais alto melhor» sobressaiu em todos os desfiles. Salvatore Ferragamo, por exemplo, apresentou um modelo em verniz violeta com uma plataforma prateada. A palma de ouro vai, todavia, para a Prada, que mostrou uns sapatos com folhos que transformam os pés em intrépidas borboletas.

Esta subida do salto é, frequentemente, combinada com cores vivas, em modelos de couro e de camurça: Moschino sucumbiu ao azul fetiche de Yves Klein para os seus sapatos de verniz de salto quadrado, Just Cavalli foi seduzida pela pele de crocodilo vermelha, Enrico Coveri elegeu o verde cru e Donatella Versace preferiu o rosa-fúcsia. 
           
Ignorando o frio da estação, muitos modelos são abertos, até mesmo absolutamente estivais, como os da Missoni, que foi conquistada pelas sandálias de escamas vermelhas que laçam o tornozelo.

«Criamos, para a próxima estação fria, muitos modelos que deixam o pé a descoberto. Com efeito, temos tantas sandálias na colecção de Inverno como na de Verão», afirma Gaelle Dessauvages.

As botas de cano até à coxa, que apenas os saloios continuam a associar às drag-queens, são o outro “must” do Outono-Inverno 2008/2009. A Etro ousou com modelos de salto agulha e de couro vermelho, a Moschino Cheap and Chic preferiu a camurça rosa bombom e Karl Lagerfeld para a Fendi optou pelas clássicas pretas. Alguns foram todavia mais longe na sua criatividade, como Sérgio Rossi, que apresentou um modelo em camurça castanha ricamente decorado com desenhos laranja e azul e outro em camurça preta com um fecho éclair dourado que desce da coxa até ao calcanhar.

Empoleiradas durante uma semana nos seus intermináveis saltos, as manequins, vivas ilustrações de que há que sofrer para ser bela, passaram a prova com distinção.

Fonte: Portugal têxtil, 27.Fev.08
1516

Voltar