Notícias

Webinar: Lean Manufacturing

terça-feira, 11 de junho de 2024
18 junho | 14h30 | Inscrições a decorrer
Webinar: Lean Manufacturing

A indústria do calçado, apesar de ainda possuir uma forte componente de trabalho manual e operações sistemáticas, enfrenta um cenário de crescente competitividade. Este cenário exige a adoção de novas técnicas e ferramentas que permitam melhorar a eficiência e produtividade das empresas. Neste contexto, a filosofia do Lean Manufacturing surge como uma resposta estratégica para se destacarem no mercado.

O Lean Manufacturing, conceito desenvolvido pela Toyota, em 1950, foca-se na redução de desperdícios e na maximização do valor para o cliente. Através da compreensão e aplicação dos seus conceitos e ferramentas, as empresas procuram reduzir custos, aumentar a produção, diminuir os tempos de entrega, eliminar desperdícios e melhorar a qualidade do produto final. Estas práticas têm demonstrado a sua importância e eficácia em contexto real, contribuindo para a sustentabilidade das empresas.

Na indústria do calçado, com a sua extensa cadeia produtiva, a aplicação dos princípios do Lean Manufacturing pode ser particularmente benéfica. Ao focar-se nas atividades que realmente acrescentam valor para o cliente e ao procurar a eliminação de desperdícios, é possível alcançar uma maior eficiência e competitividade neste setor. Desta forma, o Lean Manufacturing apresenta-se como uma ferramenta essencial para as empresas do cluster do alçado que desejam prosperar nos mercados cada vez mais turbulentos e competitivos da atualidade.

Nesta perspetiva, o CTCP tem o prazer de convidar todos os interessados a participar no webinar "Lean Manufacturing", que se realizará no âmbito do projeto BioShoes4All. Este evento online será realizado no próximo dia 18 de junho, terça-feira, às 14h30.

Durante a sessão, serão discutidos os benefícios  e desafios da implementação do Lean Manufacturing na indústria do calçado. Iremos abordar como o Lean pode melhorar a eficiência dos processos e reduzir os desperdícios, aumentando assim a competitividade das empresas. Além disso, serão exploradas as melhores práticas para a implementação bem-sucedida do Lean, incluindo a utilização de ferramentas específicas e a análise de exemplos reais de sucesso. O evento termina numa sessão de debate aberta, permitindo a interação entre oradores e participantes para a discussão e esclarecimento de dúvidas. Esperamos que este evento proporcione perspetivas valiosas e promova uma discussão construtiva entre os participantes, contribuindo assim para o avanço e progresso do setor do calçado.

Esta sessão decorrerá de acordo com o seguinte programa:
14h30 - Lean Manufacturing | Francisco Santos da Cunha
             Testemunho de empresas de marroquinaria | Mia Borsa e Belcinto
16h00 - Debate com a audiência
16h30 - Encerramento


Orador
Francisco Santos da Cunha, consultor Lean há 10 anos. Lidera equipas industriais em projetos de melhoria de processos. É mestre em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro, tendo-se especializado e desenvolvido sempre a sua atividade em Produção, Logística e Supply Chain. Desempenhou funções de Engenheiro de Logística na Bosch Security Systems (indústria eletrónica) e de Supervisor de equipa na Parfois (retalho de moda), até que entra na consultoria em Lean Manufacturing pelo Actio Consulting Group. Durante esse período, desenvolveu e liderou projetos em empresas de setores como o automóvel, plásticos, eletrónica, alimentar, metalomecânica, têxtil, vidro, entre outros, obtendo resultados na transformação ou otimização do desempenho organizacional. O portfólio de ferramentas em que tem experiência é de cariz diverso, sendo as principais: Value Stream Mapping, Fluxo peça-a-peça, Sistema Puxado, Abastecimento normalizado, 5S, SMED, Resolução Estruturada de Problemas, A3, Gemba Kanri, Swim Lane e TPM. Há 6 anos decide abrir atividade própria, mantendo a implementação das ferramentas referidas, mas focando também a sua intervenção na implementação de soluções Lean com recurso a tecnologias da Indústria 4.0.

Inscrições
A participação no webinar é gratuita, mas carece de inscrição prévia AQUI.




354

Voltar