Notícias

Vapesol alcança certificação pioneira para solas em EVA reciclado

RCS

Certificação RCS para solas EVA, um feito notável na indústria do calçado em Portugal
Vapesol alcança certificação pioneira para solas em EVA reciclado

A Vapesol, uma empresa portuguesa especializada na produção de solas para calçado, tem-se destacado no setor pela sua abordagem inovadora e sustentável. Para além da certificação ambiental pela Norma ISO 14001 e da certificação RCS (solas TR) e GRS (solas em TR e TPU), recentemente, a empresa alcançou um feito notável, sendo pioneira na obtenção da certificação RCS (Recycled Claim Standard) para solas em EVA, um produto frequentemente utilizado pela indústria do calçado. A produção de solas neste material é um processo sensível, com requisitos exigentes de controlo de temperatura e humidade, o que dá origem a um volume significativo de produto não conforme e, consequentemente, resíduos com elevada complexidade e morosidade de decomposição.

A certificação RCS é um padrão internacional que verifica a presença e a quantidade de conteúdo reciclado em produtos, garantindo que as alegações de sustentabilidade sejam confiáveis e fidedignas.

Esta conquista por parte da Vapesol demonstra o forte compromisso da empresa com a sustentabilidade e a inovação. A empresa já havia desenvolvido o EVA GREEN, uma variante mais sustentável do EVA, e agora, com a certificação RCS das solas EVA pré-consumer, reforça uma vez mais a sua posição como líder em práticas ambientalmente responsáveis. Este novo material deu origem a uma nova linha de solas, à qual a  empresa deu o nome de EVA POWDER, tendo mesmo apresentado o pedido de registo da nova marca.


Uma aposta em tecnologias de reciclagem do EVA
Este compromisso da Vapesol com a sustentabilidade é evidenciado pelo significativo investimento e pela implementação de um sistema de reaproveitamento total dos resíduos de EVA. No âmbito do projeto FAIST, um projeto coordenado pelo CTCP, a Vapesol delineou um conjunto ambicioso de atividades, que incluem a aquisição de tecnologias avançadas para facilitar o processo de reciclagem. Estas tecnologias são cruciais para garantir que os materiais cumprem os rigorosos requisitos do RCS, possibilitando à empresa verificar o conteúdo reciclado dos seus produtos e garantir uma cadeia de custódia robusta desde a matéria-prima até o produto final. Além disso, o investimento significativo e a implementação de um sistema de reaproveitamento total dos resíduos de EVA, no processo de obtenção da certificação RCS para o EVA, permitiram à Vapesol alcançar uma meta ambiciosa de 100% de reutilização e zero desperdício na produção de solas EVA, sem qualquer perda das propriedades físicas ou mecânicas das solas. Esse sistema não só reduz o impacte ambiental associado à produção de solas, como também estabelece um novo padrão de eficiência e responsabilidade ambiental na indústria do calçado. Ademais, ao fortalecer o seu papel ativo no projeto FAIST, uma parceria estratégica focada na implementação de tecnologias avançadas de produção e reciclagem, a Vapesol posiciona-se como uma líder na promoção de práticas empresariais responsáveis e no apoio à economia circular.


Empresa apresenta novo produto na Lineapelle
A Vapesol marca presença nesta edição da feira Lineapelle, em Milão, que está a decorrer entre os dias 20 e 22 de fevereiro. Este evento é uma oportunidade única para a empresa apresentar o seu inovador EVA Powder, um produto que reflete o seu comprometimento com a inovação e a sustentabilidade. A participação na Lineapelle permite à Vapesol não só apresentar as suas soluções avançadas ao público em geral, mas também estabelecer e reforçar relações comerciais, mantendo-se a par das últimas tendências e exigências do mercado de calçado.

A Vapesol, ao ser uma empresa pioneira a reaproveitar completamente o desperdício da produção de solas em EVA, destaca-se como um modelo inspirador, demonstrando que a integração entre tecnologia e sustentabilidade é essencial para um futuro mais sustentável na indústria do calçado.

Para mais informação sobre este novo produto consulte o website da empresa AQUI.


O que é a certificação RCS?
A Recycled Claim Standard (RCS) é uma norma internacional voluntária, que estabelece os requisitos para a certificação por terceiros do conteúdo reciclado e da cadeia de custódia. O objetivo passa por aumentar a utilização de materiais reciclados. O referencial RCS faz distinção entre materiais “pré-consumo” e “pós-consumo” e não aborda a utilização de produtos químicos ou outros aspetos sociais ou ambientais da produção, para além da integridade do material reciclado. Esta norma baseia-se nos requisitos da cadeia de custódia do Content Claim Standard (CCS).

As empresas que obtêm esta certificação podem utilizar o logótipo RCS nos seus produtos, servindo como um poderoso instrumento de marketing, uma vez que comunica o compromisso da empresa com práticas sustentáveis e com a utilização de materiais reciclados.


O CTCP apoia as empresas
Para apoiar as empresas na implementação dos requisitos RCS, o CTCP possui uma equipa de técnicos especializados na área ambiental que presta este apoio.
Caso pretenda mais informações sobre este serviço, contacte-nos através do email [email protected].

Data Publicação: quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
1448

Voltar