Notícias

Uma aposta constante em inovação no controlo da qualidade

CTCP INOVA+2020

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020
Uma aposta constante em inovação no controlo da qualidade

 O CTCP está em constante atualização para fazer face às necessidades do Setor e dar a resposta adequada à ambição do Cluster de se manter na linha da frente da investigação & inovação, do mercado de produtos de qualidade elevada e de valor acrescentado.


O Laboratório de ensaios do CTCP quer estar na vanguarda do controlo de qualidade do calçado e ser a referência no controlo de qualidade do calçado a nível mundial , e por isso investe constantemente em tecnologias que permitem dar a resposta adequada às solicitações de mercado.

Com um reforço e investimentos recentes, no âmbito do projeto CTCP INOVA2020, em novos equipamentos e materiais, os laboratórios em São João da Madeira e Felgueiras (próximos das empresas) permitem dar uma resposta ágil, económica e fiável.   
                                                                                                                                                        
O objetivo é apoiar as empresas no controlo e monitorização das suas matérias-primas, componentes, produtos acabados e processos industriais. Assim os laboratórios do CTCP reforçaram tecnologias num conjunto alargado de ensaios em diferentes áreas, nomeadamente:
Novas tecnologias e sistemas de avaliação inovadores que visem a gestão sustentável do cluster do calçado, permitindo que as empresas adequem os seus produtos com as exigências internacionais, relativas à presença de substâncias que possam causar danos à saúde do consumidor e ao meio ambiente, nomeadamente com o Regulamento (CE) n º 1907/2006 relativo ao registo, avaliação, autorização e restrição de substâncias químicas (REACH).

A área de novos materiais e calçado funcional está também a ser reforçada com tecnologias que permitem ao laboratório de ensaios físico-mecânicos oferecer às empresas um conjunto alargado de ensaios para caracterização dos materiais, com o objetivo de avaliar a qualidade, desempenho, conforto e segurança de forma a garantir que os materiais são seguros e fiáveis.

E por último o conforto do calçado é também uma aposta deste projeto. Novas ferramentas e conceitos para a saúde e o bem-estar do calçado é um dos principais tópicos de investigação e desenvolvimento do CTCP, pela importância que representa para os consumidores e para a própria indústria. Constituído com equipamentos de última geração, o laboratório do CTCP disponibiliza um conjunto de ensaios na área do conforto, nomeadamente: análise de requisitos ergonómicos, conforto térmico e biomecânico, ensaios de uso real, ensaios com manequim/ pé térmico ou simulador de marcha, avaliação da estabilidade torsional no calçado em condições de uso real.

O CTCP_INOVA_20 - Equipamentos e metodologias para testar e desenvolver materiais, tecnologias, calçado inovador e novos modelos de negócio é um projeto que abrange diferentes áreas de intervenção, nomeadamente: Novos materiais, tecnologias facilitadoras essenciais e calçado funcional; Ferramentas e conceitos para a saúde e o bem-estar; Soluções para a gestão sustentável do cluster do calçado; Prototipagem empreendedorismo e novos modelos de negócio; Reforço infraestrutural, digitalização e eficiência energética do CTCP.



2613

Voltar